segunda-feira, 8 de julho de 2019

Um rei instituído por Deus– 2 Samuel 02

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Samuel 02
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Um rei instituído por Deus

Ao usar teus talentos para honrar a Deus e as pessoas, o resultado nem sempre vai ser positivo neste mundo negativo.

Após sua composição talentosa do poema lírico em honra a Saul e Jonatas, Davi buscou detidamente orientações divinas (v. 1); só depois foi a Hebrom, onde os homens de Judá o ungiram rei (vs. 2-7).

Porém, os próprios membros do povo de Deus rebelaram-se contra Davi (vs. 8-16), e, tornaram-se empecilhos ao seu reinado (vs. 17-27); contudo, alcançou vitória quem servia a Deus e buscava Suas orientações (vs. 28-32).

Depois da morte de Saul, o segundo livro de Samuel foca Davi e seu reinado. Esse livro aborda as vitórias de Davi como rei instituído por Deus com propósitos salvíficos para Israel e o mundo. Suas falhas na segunda parte do livro revela a tremenda necessidade de um Salvador superior. Seus acertos e defeitos deixam-nos lições magníficas que devem levar-nos à dependência de Deus.

Na vida sempre existirá quem segue a Davi e quem seguirá a Is-Bosete. Preste muita atenção:

1. Fazer a vontade de Deus é a melhor coisa que podemos experimentar na vida, ainda que devemos esperar pelo pior, devido a estarmos num mundo indiferente a essa vontade.

2. Fazer o bem e honrar àqueles que nos fizeram o mal pode ser extremamente nobre e impactante, mas não significa que todos vão nos amar... na verdade, alguns poderão insurgir contra objetivando destruir-nos.

3. Fazer a coisa certa nem sempre vai dar certo por mais que se busque a Deus e dependa totalmente dEle; porque o pecado sequestra até o coração dos membros do povo de Deus.

4. Fazer o que Deus estabeleceu em Seu plano deve ser alvo de todos; entretanto, muitos farão dos fieis servos de Deus alvo de seus ferozes ataques.

5. Fazer a vontade do pecado, do diabo e dos demônios provoca guerras civis e eclesiásticas, pois retira o amor, a paz e a unidade no agir de qualquer indivíduo e de qualquer comunidade.

6. Fazer o que Deus não pediu, seguir interesses do próprio coração e investir no orgulho (ambições), resultam em autodestruição, mortes e derrotas amargas.

Por isso, independentemente do que aconteça, ore: “Senhor, aja para que minha vontade aceite plenamente a Tua vontade”Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...