terça-feira, 2 de julho de 2019

Circunstâncias Desafiam a Fé – 1 Samuel 27

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 27
Comentário: Pr. Heber Toth Armí



Circunstâncias Desafiam a Fé

Depressão, pânico, ansiedade, angústia, incertezas e outros sentimentos negativos degeneram a vida humana. Estes males podem estar atrelados à falta de comunhão com Deus.

Davi havia derrotado o gigante Golias, agora está sendo derrotado, não por Saul, mas pelo medo de Saul. Temos muito que aprender com o fracasso espiritual de Davi!

Davi era um pecador como qualquer um de nós que precisava de um Soberano Salvador. Neste capítulo, “observamos um paradoxo: Davi era capaz de confiar que o Senhor o preservaria e lhe daria vitória sobre inimigos de Israel, mas não podia confiar que Deus o protegeria de Saul!” (William MacDonald).

Gbile Akanni oferece dois pontos para o capítulo em questão:

1. Davi retorna a Gate (vs. 1-4);

2. Davi se estabelece em Ziclague (vs. 5-12).

As circunstâncias desafiaram a fé de Davi. A pressão o levou a duvidar dos planos divinos. O medo o levou a buscar refúgio em lugares inapropriados para um servo de Deus.

“Parece que ele esquecera de todas as bênçãos que Deus realizara em sua vida. Deprimido, Davi decidiu morar com os filisteus [...]. Entretanto, Davi não pensou nos problemas que isso lhe causaria e todas as mentiras e enganos que a tarefa exigiria. É interessante observar que a oração e o nome do Senhor não são mencionados neste capítulo. Parece que durante dezesseis meses (27:7) Davi viveu sem comunhão profunda com o Senhor” (Akanni).

• O medo interfere no modo como lidamos com a vida.

• A falta de fé e oração atrapalha a tomada de decisões importantes nos momentos de crises.

• A depressão assola grandes homens que já fizeram grandes coisas em nome de Deus.

• A preocupação excessiva com a vida ofusca a percepção das lembranças das bênçãos divinas.

• Alguém disse que depressão, ansiedade e ataques de pânico não são sinais de fraqueza. Eles são sinais de ter tentado manter-se forte de forma demasiado longa.

• Também alguém já disse que depressão é excesso de passado, estresse é excesso de presente, e, ansiedade é excesso de futuro.

• Viver sem oração é a causa de muitos males físicos, mentais, emocionais e, principalmente, espirituais.

A essência da satisfação da vida reside somente numa existência libada na presença de Deus e regida pela vontade divina.

“Senhor... Reaviva-nos. Cura-nos. Restaura-nos!”
/Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...