domingo, 16 de junho de 2019

Quão diferente seria?– 1 Samuel 11

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Quão diferente seria?

Deus abençoa-nos para que as pessoas vejam que Ele é bom para que O sirvam de coração. Age nos planos puramente humanos para que, quando houver fracasso, ninguém alegue que Ele nada fez. Pelo contrário, qualquer coisa fora de Sua vontade, nem com Sua ajuda dá certo.

Deus ajudou Seu povo na escolha do rei. Ajudou Saul em tudo. Contudo, por mais que Deus faça tudo, sem a decisão de depender dEle, qualquer pessoa estará fadada ao fracasso, à perdição, e, causará grandes e graves problemas, de longo alcance, na vida de muitas pessoas.

Ser habilidoso sem ser piedoso não é suficiente para a realização de um grande propósito celestial no mundo. Deus pode preparar e usar quem quiser, porém, o maior empecilho de continuarmos sendo usados por Deus chama-se ORGULHO.

Veja mais ajudas divinas a Saul. Ele não tem desculpas para dizer que Deus não O ajudou:

• Ao saber da terrível ameaça dos amonitas aos habitantes de Jabes-Gileade, Saul, que continuava incansavelmente trabalhando na fazenda do pai, foi tomado do Espírito de Deus levando-o a incentivar ao povo de Israel a segui-lo juntamente com Samuel na batalhar contra inimigos cruéis (vs. 1-7).

• Milhares aprontaram-se rapidamente para guerrear contra os amonitas; e, movido pelo Espírito Santo, Saul alcançou uma estupenda vitória para Israel (vs. 8-11).

• Consequentemente, Saul foi honrado. Seu governo fora aclamado. Teve uma atitude de perdão aos opositores e, alegrou-se pela vitória (vs. 12-15).

Saul era convertido. Seu coração estava possuído do Espírito Santo. Tornou-se um tremendo instrumento para Deus.

Neste capítulo de sua história pública, “deu Saul prova da mudança que se tinha operado em seu caráter, deu glória a Deus. Em vez de mostrar desejo de vingança, manifestou espírito de compaixão e perdão. Isso é prova inequívoca de que a graça de Deus habita no coração” (Ellen G. White).

Imagine, “se ao menos Saul houvesse mantido o espírito generoso e perdoador evidenciado nessa ocasião! Se ao menos houvesse continuado a reconhecer que a vitória vem do Senhor! Como a história do primeiro rei de Israel poderia ter sido diferente! E quão diferente poderia ter sido também a história dessa nação!” (Rosalie Haffner Lee).

E... quanto à nossa vida, quão diferente seria? Quantos/as...

• Fracassos?
• Decepções?
• Aflições?

“Senhor, reaviva-nos!” /Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...