domingo, 30 de junho de 2019

Lidando com a ira-– 1 Samuel 25

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 1 Samuel 25
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Lidando com a ira

Quando morre um homem de Deus a perda é muito para qualquer nação e para o mundo. Por isso, importa que seja respeitado, valorizado e prestado atenção ao máximo em suas orientações visando aproveitá-lo bem enquanto está vivo.

O capítulo em estudo abre com uma triste nota de falecimento. Samuel, o último juiz que também foi o primeiro profeta da recém-instituída nação israelita, faleceu. “Samuel morreu. Toda a nação prestou suas últimas homenagens a ele. Todos lamentaram sua morte...” (v. 1).

Após esse triste informação, o texto inspirado continua a falar dos infortúnios de Davi. Aqui Davi fica furioso com um rico orgulhoso, arrogante e estúpido que negou-lhe um pouco de comida (vs. 2-17) e só não comete tamanha besteira de matar Nabal devido a sua esposa sábia e prudente que interferiu salvando seu marido de morrer e também a Davi de cometer aquele crime (vs. 18-35).

Após alguns dias Nabal foi ferido pelo Senhor (vs. 36-38), porque “Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua graça” (I Pedro 5:5). Depois, Davi casou-se com Abigail – a viúva de Nabal (vs. 39-44).

Abigail é um exemplo de mulher esperta para o bem. Ligeira e ágil para evitar o mal. A ira de Davi foi por ela apaziguada. Gene Getz pontua alguns itens práticos sobre a ira:

Como lidar com a própria ira:

1. Tente não ser pego desprevenido.

2. Lembre-se de que a ira muitas vezes está significativamente ligada à nossa alto-imagem – e, em particular a nosso ego ferido. A insegurança gera reações precipitadas.

3. Não tome decisões importantes nem atitudes específicas quando estiver zangado.

4. Trabalhe seu temperamento.

5. Nunca tente pagar com a mesma moeda ou vingar-se de alguém que o prejudicou.

Como lidar com a ira dos outros:

1. Não retribua ira com ira (Provérbios 15:1).

2. Tente compreender o que gerou a ira. Tente acalmar a pessoa, compreendendo seus sentimentos (Provérbios 16:24).

3. Escute com atenção o que ela tem a dizer antes de responder-lhe.

4. Lembre-se de que as pessoas que estão iradas às vezes usam os outros como “bodes expiatórios”. Seja sábio (Provérbios 25:11).

Abigail lidou com muita sabedoria com a ira de Davi. Temos que aprender com essa excelente mulher, e com Davi!

/Heber Toth Armí /

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...