quinta-feira, 4 de abril de 2019

Família e justiça – Deuteronômio 21

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Deuteronômio 21
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Família e justiça


Família e justiça parecem ser as maiores preocupações de Deus neste capítulo.

Neste mundo onde predomina a injustiça e a fragmentação da família é fundamental que o povo de Deus seja um exemplo a ser observado e seguido pelo resto do mundo. As Leis descritas na mensagem proclamada por Moisés aos israelitas, inspirada pelo Espírito Santo, escritas para nos alcançar são fortes, devido à complexidade da natureza perversa da humanidade.

• A família é o berço de uma sociedade justa, honesta e pacífica.

A base da educação está em Deuteronômio 6, onde fica claro que não se deve apenas informar os filhos, mas formar; não apenas tornar conhecido o que é certo ou errado, mas inculcar a lei de Deus na mente deles. Se, após seguir cada instrução, o filho vier a tornar-se indisciplinado e rebelde, arrogante e estúpido, a lei orientava aos pais a levarem este filho aos anciãos da cidade, onde seria avaliado publicamente na porta da cidade.

Se fosse comprovado que o filho causa abalos na unidade familiar, se recusa a obedecer aos pais e é uma ameaça à comunidade por ser um bêbado devasso, sem condições de restauração, este filho deveria ser apedrejado pela comunidade.

• Deus abomina o pecado e a desestruturação familiar.

Estas medidas eram preventivas e corretivas. Prevenia filhos e pais alertando-os quanto à negligência na educação, e corregia caso prevalecesse a perversão, rebeldia e torpeza.

Deus conhece bem as intenções do coração humano, por isso aplica leis para orientá-lo como no caso...

...do desprezo a um indigente (vs. 1-9),
...de um homem apaixonar-se por uma mulher dos povos conquistados (vs. 10-14),
...de casar-se com duas mulheres (vs. 15-17),
...da rebeldia de um filho (vs. 18-21).

Deus preza pela justiça e pela família! Para Deus desobediência é tão séria quanto a negligência na educação!

• Lido sem preconceito, sem questionar Deus, mas tentando em oração, de todo coração, entender a mensagem deste capítulo, compreenderemos as preocupações de Deus.

Havia pena de morte, uma maldição devido ao pecado (vs. 22-23). Contudo, Jesus Se fez pecado por nós e tornou-Se maldito pendurado num madeiro para perdoar-nos, restaurar-nos e abençoar-nos (Gálatas 3:13).

• Jesus praticou a justiça. Ele é nossa única esperança!

Ore agora: “Senhor, reaviva a paixão espiritual da minha família!”Heber Toth Armí

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...