quinta-feira, 18 de abril de 2019

Deus quer interagir conosco – Josué 1

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Josué 1
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Deus quer interagir conosco


Você já leu o livro de Josué com atenção? Já parou para analisar, meditar e extrair lições para a vida? “Os relatos de Josué estão entre os mais empolgantes da Bíblia” destaca Richard Hess. E, então, afirma: “...hoje, mais do que nunca, sua mensagem precisa ser ouvida”.


• Este livro extraordinário possui mensagens relevantes para cada habitante deste planeta!


Deus quer interagir conosco. Ele não é um Ser arrogante, orgulhoso e autoritário, distante e indiferente às nossas lutas e desafios. Ele é um Deus que promete, incentiva, cria estratégias, age, luta e vence para nós.


• Aquele que, humildemente, se inclina perante Deus para ouvir Suas instruções certamente alcançará a vitória!


Sobre o capítulo, Marten H. Woudstra sintetiza da seguinte forma:


1. Introdução e temas principais do livro:


a) Exortação e ânimo (vs. 1-9);

b) Todo o Israel participa da conquista (vs. 10-18).

Deus quer dar a vitória aos que querem compartilhá-la com Seu povo. Deus Se doa aos que se doam para Seus filhos. Deus abençoa aqueles que desejam ser uma bênção; pois, vencer egoisticamente leva ao orgulho – o que é pecado – e, Deus não compactua com isso.


O livro de Josué foi escrito por ele mesmo, entre 1451-1426 a.C., nas planícies de Moabe. Seu nome é significativo: “Jeová, o Salvador”. Através dele, Deus estava conduziria o plano de salvação de Israel e do mundo.


Aplicações:


1. Líderes espirituais são essenciais; por isso, Deus suscita um na ausência de outro para benefício de todos (vs. 1-5);


2. Promessa, vitória e conquista são obras de Deus, mas quer cooperação humana; conhecendo nossa limitação, Deus dá instruções, capacitação, motivação e proteção (vs. 5, 9);


3. Um dos segredos do sucesso é falar da Lei para não esquecê-la, meditar nela diariamente para absorver Seus ensinamentos, e, praticá-la completamente (vs. 7-8);


4. Orientar e organizar o povo para viver a vontade de Deus – sair desta harmonia é rebelar-se contra Ele: Nisto consiste o segredo do fracasso (vs. 10-18).


Este primeiro capítulo deixa claro que Deus não deseja o fracasso de ninguém. O fracasso é para os que não buscam a Deus; para os ingratos diante dos atos de amor e misericórdia de Deus; para os indiferentes aos planos maravilhosos que Deus tem para nós.


Reavivemo-nos e venceremos! Heber Toth Armí

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...