segunda-feira, 18 de março de 2019

Uma mina espiritual – Deuteronômio 4

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Deuteronômio 4
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Uma mina espiritual


Cada hora dedicada ao pecado é um desperdício de vida. Diante deste desperdício devemos tomar a decisão de eliminar o pecado da nossa vida antes que a vida seja um desperdício total.

A razão da desobediência está enraizada na força irresistível do pecado, a qual só pode ser inibida diante da força soberana de Deus em nossa vida.

A Palavra de Deus é uma mina espiritual de pedras preciosas que enriquecem nossa alma. Muitos estão pobres espiritualmente porque não cavam diariamente esta Palavra visando coletar preciosos ensinamentos. Vamos cavar fundo?

1. Ouvir à Palavra de Deus é uma ação preventiva diante da tentação destrutiva (vs. 1-4);

2. Obedecer à Palavra de Deus eleva o conhecimento aonde nenhuma faculdade/universidade e nenhuma bagagem cultural podem levar (vs. 5-9);

3. Olvidar os Dez Mandamentos significa ignorar Deus, Seu caráter e Seu plano que visam nossa restauração (vs. 10-18);

4. Desobedecer à Palavra de Deus resulta em adorações espúrias, torna objetos inanimados em deuses como o sol, a lua, as estrelas (astrologia/horóscopo/etc.). Cuidado! (vs. 19-20);

5. Desrespeitar a Deus leva ao pecador ao dissabor da desvalorização pessoal, à dor da rejeição e, à desgraça da destruição (vs. 21-28);

6. Desprezar a Deus causa angústia, aflição e desespero que podem ser positivos quando servem para motivar as pessoas a voltarem a buscar a Deus que é misericordioso e que está disposto a reatar o compromisso com Seus filhos (vs. 29-43).

Após estas palavras conclusivas, Moisés começou outro sermão (vs. 44-49). O sermão de Moisés é histórico, teológico e ético. Ele fala ao coração: Observe estes versos (Bíblia A Mensagem):

• “Estejam sempre alerta. Sejam sentinelas de vocês mesmos. Não se esqueçam das coisas que testemunharam. Não deixem seu coração se desviar. Mantenham a vigilância durante toda sua vida...” (v. 9);

• “Tomem muito cuidado, para que vocês não se corrompam...” (vs. 15-16);

• “Portanto, estejam atentos. Não se esqueçam, nem por um minuto, da aliança que o Eterno, fez com vocês...” (v. 23).

Temos a facilidade de esquecer as coisas espirituais. “Moisés conhecia muito bem a tendência natural do coração humano, de modo que exortou o povo energicamente a dar ouvidos” (William MacDonald).

Somente quando buscamos a Deus de todo coração que agradaremos ao coração de Deus! “Senhor, reaviva-nos. Amém” – Heber Toth Armí
@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...