domingo, 13 de janeiro de 2019

Manual da vida religiosa -Levitico 3

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica - Levitico 3
Comentários Heber Toth Armí

Manual da vida religiosa


O terceiro livro de Moisés, o miolo do Pentateuco, recebeu o nome de Levítico na versão grega, septuaginta, por tratar-se de leis relacionadas a ritos, sacrifícios e serviços no Santuário erigido sob a regência divina.

Embora nem todos os levitas eram sacerdotes, todos os sacerdotes eram levitas; desta forma, o livro é um manual para estes representantes de Deus na Terra.

Conquanto, Levítico contenha orientações para o servido sacerdotal, vez ou outra encontra-se a ordenança divina: “Fala aos filhos de Israel”.

Levítico é um manual da vida religiosa, escrito sob a orientação de Deus, inspirado pelo Espírito Santo. Embora “pareça árido e pouco interessante a muitos leitores, o livro tem grande significado e valor quando bem compreendido”, incentiva-nos Paul Hoff.

As instruções apresentadas no capítulo em análise podem ser percebidas que foram apresentadas desde o ponto de vista do adorador. Não era apenas o sacerdote que devia saber o procedimento do sacrifício, o ofertante também.

• Cada membro da igreja deve entender o procedimento de Cristo no Santuário Celestial e saber como proceder diante desse Sacerdote que deu a vida por cada um de nós numa sangrenta cruz.

O capítulo em consideração trata de questões dos sacrifícios individuais, mostrando que, embora o culto possa ser coletivo, ele é a união de vários indivíduos que unanimemente concordam em render-se e adorar ao Salvador (Colossenses 1:19-20; Efésios 2:14).

Observe atentamente os seguintes tópicos, junto ao texto sagrado:

1. Oferta de paz com gado (vs. 1-3):

• Tipo da oferta: Sem defeito;
• Preparação: Onde sacrificar e como fazer;
• Apresentação: O que separar e o que oferecer ao Senhor;
• Cremação: A oferta queimada é oferta agradável ao Senhor.

2. Oferta de paz com rebanho:

a) O cordeiro (vs. 6-11):
• Tipo do cordeiro;
• Preparação;
• Cremação;
b) Cabra:
• Tipo da cabra;
• Preparação;
• Cremação.

3. Proibição de comer gordura animal e sangue (v. 17).

Pecadores em busca de reconciliação com Deus deviam introduzir o sacrifício, colocando a mão sobre a cabeça do animal e matando-o; depois o sacerdote assumia, o qual participava e entregava a Deus o que Lhe correspondia.

Hoje, o pecador arrependido confessa seu pecado a Jesus, o qual oferece Seu sacrifício ao Pai; então, o culpado reconcilia-se com Deus e obtém paz (Romanos 5:1; Hebreus 13:15-16).

Alegremo-nos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...