sábado, 17 de novembro de 2018

Atitudes podem afetar- Gênesis 36

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 36 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

Atitudes podem afetar a vida

A Palavra de Deus revela-nos grandes verdades, dão-nos elevadíssimas orientações e preciosíssimos conselhos práticos, tanto seculares como espirituais. Utilizando-a corretamente, amplia a percepção das coisas e alimenta nossa mente.

Observe com atenção o esboço do capítulo em questão:

1. Genealogia de Esaú em Canaã e seu afastamento desta terra (vs. 1-8);

2. Filhos e príncipes de Esaú até a terceira geração (vs. 9-19);

3. Filhos e príncipes de Esaú: Os Hereus de Seir (vs. 20-30);

4. Reis e príncipes de Edom (vs. 31-43).

Embora nota-se a família e descendência de Esaú prosperando, não se nota nenhum deles buscando a Deus; isso prova que prosperidade nem sempre está vinculada com fidelidade a Deus, apenas na cabeça dos ambiciosos e escrúpulos religiosos.

Percebe-se consagração, reavivamento e reforma em Jacó e sua família no capítulo anterior, mas no caso de Esaú e sua família não há nada de espiritualidade, mesmo obtendo grande prosperidade.

A conquista do Monte Seir revela grandeza de Esaú e sua realeza. Assim como Jacó teve seu nome mudando, Esaú também teve o seu, para Edom, que quer dizer avermelhado, devido à troca de sua primogenitura com um prato de lentilhas vermelhas – indiferença a algo tão nobre!

Negligência em buscar a Deus leva à indiferença aos princípios do Céu. O caminho trilhado por Esaú é uma advertência a quem não quer ir para o inferno.

Esaú foi pai dos edomitas, grande nação!

Esaú ficou sem a bênção da qual seu pai dera a Jacó, por engano. Contudo, Deus não o deixou na miséria. Ao dar-lhe vida, família e prosperidade, oferecia-lhe uma oportunidade de arrependimento; contudo, isso nunca aconteceu. O autor de Hebreus nos adverte:

“Cuidado com a síndrome de Esaú: desprezar o dom permanente de Deus para satisfazer um apetite passageiro. Vocês sabem que Esaú, mais tarde, se arrependeu daquele ato impulsivo e tentou, ora com lágrimas, ora sem lágrimas, recuperar a bênção de Deus – mas já era tarde demais” (Hebreus 12:16-17, AM).

Aplicações:

1. Insignificantes atitudes podem afetar a vida/família inteira;

2. Prosperidade não está sempre vinculada à fidelidade, pode ser oportunidade do pecador reconhecer Quem é o Abençoador;

3. Ninguém se perderá por falta de oportunidade ou de bênçãos, mas por falta de amor a Deus.

Precisamos relacionar-nos com Deus! – Heber Toth Armí

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...