quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Abigail Revela Altruísmo e Sabedoria

Refletindo a Cristo

Abigail Revela Altruísmo e Sabedoria-14 de novembro

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se… e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! senhor meu, caia a culpa sobre mim. I Sam. 25:23 e 24.

Davi e seus homens… protegeram dos… ladrões os rebanhos de um homem muito rico chamado Nabal, o qual possuía vastas propriedades no Carmelo… mas era de caráter grosseiro e avarento.

Davi e seus homens se achavam em extrema necessidade de provisões nesse lugar, e quando o filho de Jessé soube que Nabal estava tosquiando suas ovelhas, enviou dez jovens e lhes disse: “Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.” I Sam. 25:5….

Davi e seus homens haviam sido um muro de proteção para os pastores e rebanhos de Nabal enquanto apascentavam nas montanhas. E ele amavelmente pediu que em sua grande necessidade lhes fossem dadas provisões, tendo em vista a abundância desse homem rico. … “Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? … Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?” I Sam. 25:10 e 11.

Quando os jovens voltaram de mãos vazias, decepcionados e desgostosos, e relataram o fato a Davi, ele se encheu de indignação. … E Davi ordenou a seus homens que cingissem sua espada e se preparassem para lutar.

Um dos servos de Nabal apressou-se a ir a Abigail, esposa de Nabal, … e contou-lhe o que havia acontecido. …

Sem consultar o marido, ou falar-lhe de sua intenção, Abigail preparou grande quantidade de provisões e saiu a fim de encontrar-se com o exército de Davi. Ela os encontrou na cobertura de uma colina. “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se… e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva.” I Sam. 25:23 e 24. Abigail se dirigiu a Davi com tanta reverência como se estivesse falando a um rei coroado. … Com palavras amáveis ela procurou acalmar os seus irritados sentimentos. … Com total altruísmo ela desejou que ele lançasse sobre ela toda a culpa, e não sobre o seu pobre e iludido marido. …

Que espírito, esse! Totalmente despojada de ostentação ou orgulho, mas cheia da sabedoria e amor de Deus, Abigail revelou o vigor de sua devoção à família. Qualquer que fosse a índole de seu marido, ele ainda era seu marido, e ela deixou claro ao indignado capitão que a conduta indelicada de seu marido não foi, de maneira alguma, premeditada contra ele como afronta pessoal. Signs of the Times, 26 de outubro de 1888.


Meditação Matinal de Ellen White – Refletindo a Cristo, 1986– Pág. 324

Nenhum comentário:

Cordão azul

  Devocional Diário Cordão azul Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das s...