domingo, 4 de novembro de 2018

A Morte é inevitável -Comentários Gênesis 23

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 23 ( leia em sua Bíblia)
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

A Morte é inevitável


Mais cedo ou mais tarde, a morte chega a cada um dos habitantes deste mundo. A morte é inevitável. Não há como driblá-la. Nem como fugir dela. Contudo, ela é inesperada. Muitos não se preparam para ela, então, os que ficam terão de apressar-se para preparar algo.


Sara morreu com 127 anos. Abraão teve de providenciar um lugar para enterrá-la, pois mesmo velhos não tinham se preparado nada. Na época, havia dinheiro, mas não havia cemitério. Abraão teve de comprar um campo com uma caverna para depositar ali sua morta.


Devido a isso, Abraão criou um tipo de sepultura familiar em Macpela. Após a morte de sua esposa (vs. 1-9), ele negocia com Efrom um campo pelo preço de 400 siclos de prata (vs. 10-20). “A caverna que Abraão comprou para enterrar Sara e para um sepulcro familiar, chegou a ser o primeiro pedaço de terreno que ele possuiu na terra prometida” (Arthur J. Ferch).


Abraão chorou por Sara (v. 2). O choro no velório vai muito mais além da impotência em relação à morte. Embora lágrimas aflorem por não ter mais o que fazer além de enterrar quem morreu, essas mesmas lágrimas estão mescladas com lembranças, saudades, etc. – há uma ausência de alguém que fez a diferença!


Desta forma, ainda que seja por meio de lágrimas de tristezas, o choro por alguém que morreu é uma celebração à vida vivida na companhia desta pessoa. O choro é uma forma de dizer que seu jeito de ser, sua companhia, sua presença será sentida ainda que tenha muitas outras pessoas vivas especiais em volta.


127 anos bem vividos fez com que Abraão não aceitasse de graça um local para colocar o corpo morto de sua esposa em terra estrangeira (vs. 3-11). Ele fez questão de pagar e adquirir um campo e todos os seus familiares seriam ali colocados quando morressem (vs. 12-18). Assim, a primeira propriedade de Abraão em Canaã se deu por causa da morte de sua esposa (vs. 19-20).


1. A morte é inevitável;


2. Chorar nem sempre significa desespero;


3. Uma vida bem vivida será bem sentida após a morte;


4. Um enterro decente é uma forma de valorizar a quem amamos.


Aprendamos a agir corretamente frente à morte! Preparemo-nos!/ Heber Toth Armí/

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Mais do que a cor

  Devocional Diário Mais do que a cor Deus disse a Noé: “Este é o sinal da aliança estabelecida entre Mim e todos os seres vivos sobre a Ter...