segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Genealogia - Gênesis 10

💌 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
📖 Gênesis 10 ( leia em sua Bíblia)
Genealogia
📝 Comentários Pr Heber Toth Armí

Alimentos espirituais que nos fortalecem são encontrados neste capítulo como em qualquer outro da Palavra de Deus. Verdades teológicas devidamente extraídas da genealogia de Jafé, Cam e Sem são tão relevantes como em outros importantes capítulos bíblicos.

Após ler meditando nos 32 versículos, observe estes interessantes pontos extraídos por Warren W. Wiersbe, neste capítulo:

1. Jeová é o Senhor das nações; portanto, deu a elas Sua herança (Deuteronômio 32:8) e colocou limites em suas habitações (Atos 17:26). Apesar de déspotas como Ninrode, Jeová é Senhor acima da geografia e da história. O que Ele prometeu será cumprido como se vê na profecia dos filhos de Noé.

2. Embora haja diferenças externas, todas as nações pertencem à mesma família humana. “De um só [Deus] fez toda a raça humana” (Atos 17:26). Não há etnia ou povo que possa alegar superioridade sobre outra parte da aça humana. Embora Deus tenha permitido que certas nações progredissem econômica e politicamente mais que outras, não provam que tais realizações tornam-nas melhores (Provérbios 22:2).

3. Deus tem propósitos específicos a serem cumpridos pelas nações. O relato de Gênesis 9:24-11:32 mostra que Israel era a nação escolhida por Deus. A partir do capítulo 12, Israel ocupa espaço central no palco da narração. Entretanto, Egito, Babilônia, Assíria, Média-Pérsia e Roma também tiveram seus propósitos com referência ao povo judeu. Deus usou governantes pagãos como Nabucodonosor, Ciro, Dario e até mesmo César Augusto.

4. Deus Se preocupa com cada nação. Em Salmos encontram-se frequentemente a expressão “todas as nações” ou “todos os povos”. Todas as nações devem conhecer a ao verdadeiro Deus e servi-Lo (Salmo 66:1-8 e 67:1-7). Cristãos devem pregar a todo o mundo, testemunhar para cada nação, para, então, vir o fim (Mateus 24:14).

Embora as nações tenham suas próprias religiões e deuses falsos, o verdadeiro Deus anseia que a verdade chegue a todas elas. 

Veja mais detalhes interessantes. A lista de Gênesis 10 apresenta 70 nações. Quando a família de Jacó foi ao Egito o texto indica 70 pessoas (Gênesis 46:27; Êxodo 1:5). Ao enviar missionários, Jesus selecionou 70 para anunciá-lO (Lucas 10:11).

Cristo quer alcançar o mundo inteiro. Seu plano inclui nosso testemunho...

• Estamos evangelizando nações estrangeiras?
• Como contribuímos com a missão confiada a nós?

Precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...