terça-feira, 30 de outubro de 2018

Amigo de Deus-Gênesis 18

:love_letter: Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
:book: Gênesis 18 ( leia em sua Bíblia)

:memo: Comentários Pr Heber Toth Armí

Amigo de Deus

Relacionar-se com Deus é o que mais deveria interessar a qualquer ser humano. Intimidade com seres celestiais faz a vida ter sentido como nada mais faz. Aprendamos lições de vida extraídas da amizade de Abraão com Deus!

Abraão foi amigo de Deus. Ele “recebe esse título especial em 2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8 e Tiago 2:23, e é a única pessoa na Bíblia com essa designação. Jesus chamou Lázaro de Seu amigo (João 11:11) e chama de ‘amigos’ aqueles que creem nEle e Lhe obedecem (João 15:13-15)... A amizade envolve mistério, e nesse capítulo você verá Abraão ministrando em três áreas diferentes: Ao Senhor (Gênesis 18:1-8), a seu lar [à esposa] (vs. 9-15) e aos perdidos do mundo (vs. 16-33)” (Warren W. Wiersbe).

• Os amigos de Deus sentem-se à vontade para ser quem realmente são.

Veja que Abraão riu diante da situação que lhe fora prometida por Deus em Gênesis 17:17. Riu diante de Deus? Sim! E, agora sua esposa, Sara, ao receber os visitantes em casa (capítulo 18), ri pelo mesmo motivo (v. 12).

Além de amizade, é visível também a existência de incredulidade na risada deste casal. Mas, incredulidade em pessoas com chamado especial de Deus? Sim, a naturalidade com que falam com Deus não esconde o que sentem e pensam. Veja a lógica para tal comportamento incrédulo:

“Abraão e Sara estavam velhos, em idade bem avançada. Sara tinha passado, havia muito, da época de ter filhos. Então, ela riu consigo mesma e disse: ‘Uma velha como eu? Ficar grávida? E com um marido velho como esse?” (vs. 11-12).

Deus analisou toda a cena, percebeu a incredulidade em Sara, e então, disse a Abraão: “Por acaso existe alguma coisa difícil demais para o Eterno? Eu voltarei no ano que vem por esta mesma época, e Sara terá um bebê” (v. 14).

Ouvindo atentamente isto, “Sara ficou com medo e mentiu para Ele: ‘Eu não ri, não!’ Mas Ele disse: ‘Sim! Você riu, sim’” (v. 15).

• A idade, esterilidade e a demora podem limitar as expectativas humanas, mas nunca limitam promessas divinas.

Ainda em clima amistoso, Deus conta a Abraão o que fará às cidades perversas e imorais (vs.16-21); em resposta, Abraão Lhe faz propostas (vs. 22-33).

Sejamos amigos de Deus! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...