terça-feira, 4 de setembro de 2018

TIAGO 5 Comentário Pr Heber Toth Armí

TIAGO 5 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Matinho Lutero julgou equivocadamente Tiago chamando sua carta de “epístola de palha”. 

Certamente, seus cinco capítulos possuem conteúdos sólidos, consistentes e relevantes aos cristãos. Dos 108 versículos, 54 contém verbos imperativos; portanto, é a carta que mais tem instruções para moldar o caráter do cristão.

“Tiago conheceu Jesus pessoalmente. Na verdade, sua epístola pode ser o mais antigo escrito cristão em existência e, de todas as epístolas, reflete mais de perto os ensinamentos de Jesus encontrado nos evangelhos. Como nas parábolas de Jesus, imagens de agricultura e do mundo das finanças são frequentes. Outros temas importantes são a sabedoria, oração e, acima de tudo, fé”. Além disso, “a epístola de Tiago oferece perspectivas cruciais sobre a lei, o juízo e a segunda vinda de Jesus. Elias é apresentado como modelo para imitarmos. Isso tem especial relevância para nós” que reconhecemos ser “incumbidos de preparar o caminho para o segundo advento de Cristo” (Clinton Wahlen).

Baseando-me em Hernandes Dias Lopes, apresento a síntese do último capítulo:

1. Como avaliar o poder do dinheiro:
• Como a riqueza foi adquirida (vs. 4, 6);
• Como a riqueza foi empregada (vs. 3-5);
• Qual é o destino final da riqueza (vs. 1-4).
2. Como compreender o poder da paciência: A paciência...
• ...do lavrador (vs. 7-9);
• ...dos profetas (v. 10);
• ...de Jó (vs. 11-12).
3. Como usar a eficácia da oração: Devemos... 
• ...orar pelos que sofrem (v. 13);
• ...orar pelos enfermos (vs. 14-16);
• ...crer na eficácia da oração (vs. 17-18);
• ...nos esforçar pela restauração dos desviados a fé (vs. 19-20).

Indivíduos explorados pelos ricos opressores, pobres injustiçados pelos poderosos indiferentes e, crentes humilhados por arrogantes estúpidos, devem reavivar-se; pois, certamente Deus fará juízo e justiça contra todos os erros e injustiças cometidos na história.

Ainda que tenha que esperar pacientemente pelo advento de Cristo, o adventista sabe, assim como o lavrador, que o resultado da espera é compensador. A experiência de Jó é um bom exemplo disso, para os que confiam em Deus.

Enquanto esperamos, devemos investir tempo na oração visando manter o amor e a esperança no coração, e então, agir em prol dos fracos física, mental e espiritualmente, utilizando palavras de fé e ânimo, que sejam “bálsamo eficaz para os quebrantados e feridos” (Ellen G. White).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...