terça-feira, 25 de setembro de 2018

Apocalipse 5 Comentários Pr Heber Toth Armi

Apocalipse 5 
Comentários Pr Heber Toth Armi

Por incrível que pareça, o Apocalipse não é um livro de mistérios – não para os verdadeiros servos de Deus. Ele é a revelação dos mistérios divinos para nós.

Faço destas palavras de J. Sidlow Baxter as minhas: “Seria considerada uma afronta afirmarmos aqui que o livro é um dos mais fáceis de entender? Nós dizemos isso e queremos dizê-lo [...]. Insistimos que, em seu significado abrangente e em sua mensagem central, é possível ao homem comum compreendê-lo”.

Analise:

No capítulo em pauta, o céu estava em crise. A situação administrativa do Universo havia chegado numa situação sem saída. Nesta situação crítica, João, que fora transportado para lá, chorava copiosamente.

A situação tornou-se crítica por haver um livro muito importante que ninguém conseguia abrir. Sem abri-lo, o Apocalipse não tinha como continuar nem mesmo a história da humanidade neste mundo contaminado pela malignidade do pecado. Se ali estivéssemos, choraríamos tanto quanto João.

Em busca de solução, procurou-se por todo o Céu, por toda a Terra, até debaixo dela, contudo, não houve qualquer sucesso. A situação era realmente crítica: Ninguém podia abrir o livro. Tal ação não era questão de poder ou autoridade, mas de dignidade.

• Tal livro pode ser interpretado como sendo “o Livro da Vida (13:8; 21:27), o Livro do Testemunho (Dt 17:18-20; 2Rs 11:12-17), a escritura do universo (ver Jr 32:6-15), o rolo de julgamento de Ezequiel (Ez 2:9-3:3) ou o registro da história humana”. E, a cena, “representa o que ocorreu no Céu após a ascensão de Jesus (ver At 1:9-11), em 31 d.C.” (Bíblia Andrews).

Enquanto João chorava desesperadamente (vs. 1-4), um dos 24 anciãos disse-lhe: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos” (v. 5).

Jesus ocupa o centro da revelação. Ele complementa a cena anterior:

• (4:2-8) – A glória do Pai Celestial = A glória do Cordeiro (5:5-7).

• (4:8-11) – Adoração a Deus Pai = Adoração ao Cordeiro (5:8-12).

• (4:8, 11) – Hinos ao Criador = Hinos ao Redentor (5:9-10, 12).

• (4:9-10) – Narrativa explicativa = Narrativa explicativa (5:12).

Jesus é a solução para a crise no Céu e na Terra. Reavivemo-nos: Ele deve ser central em nossa vida caso queiramos ter paz e esperança! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...