sexta-feira, 11 de maio de 2018

Atos 17 Comentário Pr Heber Toth Armí

ATOS 17 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Sem pregação puramente bíblica não há verdadeira vida na Igreja. Analise com oração o capítulo em questão.

Para termos uma ideia geral do capítulo precisamos analisar seus tópicos, os quais baseamo-nos em Francis D. Nichol, que o divide da seguinte forma:

1. Paulo prega em Tessalônica (vs. 1-3);
2. Alguns creem, outros o perseguem (vs. 4-9);
3. Paulo é enviado para Bereia (vs. 10-12);
4. Paulo é perseguido em Tessalônica (vs. 13-14);
5. Paulo vai para Atenas e prega sobre o Deus vivo (vs. 15-33);
6. Muitos se convertem a Cristo (v. 34).

A pregação do evangelho é a alavanca promotora do crescimento da igreja. Foi assim no passado e deve ser assim no presente. “A maior contribuição que a igreja pode dar ao mundo de hoje, a uma geração atribulada e amedrontada, é retornar à pregação consistente e relevante da Palavra de Deus” (Ray Stedman).

“Houve um período no século passado em que o movimento do ‘crescimento da igreja’ chegou a duvidar do valor e efeito da pregação expositiva para o crescimento da igreja. Estavam certos? Claro que não. Em 1996, uma das primeiras pesquisas científicas sobre crescimento de igrejas foi publicado nos Estados Unidos por Thom Rainer. Para surpresa dos seguidores do movimento de ‘crescimento de igreja’ a pregação expositiva foi apontada como o fator número um para o crescimento da igreja entre as 576 igrejas batistas pesquisadas” (Elias dos Santos Medeiros).

Sinclair B. Ferguson declara que “o sermão não é a palavra do pregador, é a Palavra de Deus”. No sermão de Paulo em Atenas, ele buscou fontes pagãs para fortalecer o argumento. Então, aprendeu uma grande lição:

“Ao concluir seus labores, ele procurou os resultados de sua obra. Da grande assembleia que havia ouvido suas eloquentes palavras, somente três pessoas haviam se convertido à fé. Então, decidiu que, a partir daquele momento, conservaria a simplicidade do evangelho. Ficou convencido que a sabedoria do mundo era impotente para comover o coração dos homens, mas que o evangelho era o poder de Deus para a salvação [1 Coríntios 2:1-4]” (Ellen G. White).

• Precisamos aprender a pregar a Palavra de Deus como ela é.
• O poder argumentativo deve estar baseado no texto bíblico.
• O sermão deve ser essencial na missão.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...