quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Daniel 9 Comentário Pr Heber Toth Armí

Daniel 9 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Depois da queda de Babilônia os judeus permaneciam no exílio. Daniel orou e intercedeu pelo povo (vs. 1-19) e Deus atendeu e surpreendeu-nos (vs. 20-27).

• Deus é especialista em atender as súplicas do coração impaciente. Quanto mais quando visa buscar orientação em Sua revelação.

Daniel, que estava no cativeiro com os judeus. Ele sabia que em 70 anos, deveria haver libertação – sua crença baseava-se nas profecias das Escrituras (Jeremias 25:1-14; 29:10-14).

Deus, respondendo a angústia de Daniel, foi além da libertação dos judeus. Deus Lhe mostrou o Libertador do mundo, não do cativeiro físico, mas do cativeiro espiritual. O Libertador...

• ...Faria expiação pelos pecados para justificar aos transgressores da Lei de Deus (v. 24);
• ...Seria o Ungido de Deus, o Príncipe Celestial (v. 25);
• ...Seria mais do que rejeitado pelos amantes do pecado, morreria em suas mãos (v. 26);
• ...Alcançaria seus objetivos ao cumprir as profecias acerca do Messias (v. 27).

Tais acontecimentos não estavam apenas previstos, eles tinham data marcada na agenda divina 500 anos antes. Somente uma mente incrédula não vê a maravilha da profecia bíblica.

O ponto de partida para a contagem das 70 semanas é o ano 457 a.C. Estas se dividem em três períodos conforme o texto sagrado:

• 7 semanas proféticas = 49 anos;
• 62 semanas proféticas = 434 anos proféticos;
• 1 semana profética = 7 anos proféticos.

Ao todo são 490 anos. Iniciando a contagem em 457 a.C., somando 490 anos, chegamos ao ano 34 d.C. Os sete últimos anos, correspondentes à última semana, dividem-se em três:

1. Inicia com Jesus sendo Ungido/batizado no ano 27.
2. Na metade da semana, ou seja, três anos e meio após o batismo (ano 31), Jesus foi crucificado.
3. Finaliza a semana, no ano 34, quando Estêvão foi apedrejado pelos judeus por rejeitarem Jesus.

Isaque Newton referiu-se aos últimos versículos deste capítulo como “a pedra fundamental da religião cristã”. Pois, como disse Samuel Nuñez, “de acordo com as evidências linguísticas e estruturais do poema de Daniel 9:24-27, JESUS, O CRISTO, é o único que cumpre todos os requisitos de tal profecia messiânica”.

O cativeiro neste mundo de pecado logo chegará ao fim, mas antes é preciso consagração, estudo da Bíblia, arrependimento e purificação. Portanto, estudemos e reavivemo-nos!

“Senhor, capacita-nos!” – Heber Toth Armí #rbhw #ebiblico #rpsp

Nenhum comentário:

Cordão azul

  Devocional Diário Cordão azul Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das s...