quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ezequiel 35 Comentário Pr Heber Toth Armí

Ezequiel 35  
Comentário Pr Heber Toth Armí

Ódio é uma arma apontada para quem odeia, não para o odiado. Precisamos tomar cuidado!

Medite...

1. Deus está atento a tudo. Ele age sabendo de cada detalhe, não por impulso ou por capricho. Ele não faz nada sem antes revelar aos Seus servos, não somente o que fará, mas até mesmo as razões de Suas ações (vs. 1-5).

2. Edom era uma nação irmã de Israel. Ao ver a oportunidade de fazer o mal, Edom chacinou Israel quando foi à disciplina provida por Deus – assim como um irmão zomba de outro ao vê-lo de castigo (v. 5).

3. A inimizade, o ódio e a raiva não agradam a Deus. Tais sentimentos entorpecem aos que os abrigam no coração, obliteram a visão e deturpam a percepção da ética, da moral e da compaixão. O resultado de abrigar estes inimigos na alma é vergonha, desolação e destruição (vs. 6-7).

4. A lei do plantio se aplica na ética, na moral e na espiritualidade humana. Edom vai colher o que plantou; considerando que a colheita é maior que a quantidade do plantio, os assassinos edomitas se tornarão montes de mortos (vs. 8-9).

5. Ignorar a Deus e tentar usurpar o que Lhe pertence significa planejar o impossível, aliás, é projetar a própria destruição. Apropriar-se da Terra Prometida a Israel após os judeus serem levados ao cativeiro, difamar o povo de Deus que é sinônimo de atacar ao próprio Deus, significa perder o respeito pelo Juiz do Universo, é a encarnação da rebeldia demoníaca – Deus não cruza os braços, Ele age para defender Seu rebanho (vs. 10-15).

O ódio de Esaú por Jacó passou a seus descendentes. Esaú vendeu sua primogenitura, depois ficou irado contra seu irmão (Gênesis 25:19-34). 

Vários profetas intentaram alertar o fim dos edomitas caso não mudassem de atitude (Isaías 34; 63:1-6; Jeremias 49:7-22; Ezequiel 25:12-14). Mas, infelizmente perseveraram em abrigar sentimentos negativos (Ezequiel 25:15; Amós 1:11-12; Obadias). 

Inimizade, ódio e raiva...

• ...não prejudicam o alvo desses sentimentos, mas o coração onde eles estão.
• ...são autodestrutivos; melhor é eliminar esses explosivos antes que eles nos destruam.
• ...não traz benefício algum para ninguém, somente muitos malefícios.

Portanto, deixe Deus substituir sentimentos negativos que matam pelo fruto do Espírito que vivifica (Gálatas 5:16-26). 

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...