domingo, 4 de setembro de 2016

Neemias 8 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Neemias 8

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A pregação da Palavra de Deus deve ser o centro do culto cristão. “Nós nos congregamos em nome do Senhor. E o fazemos não para ouvir canções alegres, ser alimentados com vento, ou seja, com uma curiosidade vã e inútil, e sim para receber alimento espiritual; porque Deus não terá nada pregado em seu nome, senão aquilo que for proveitoso e edifique” (John Calvino).

O sermão é uma ponte que liga Deus ao ouvinte, o pregador fabrica esta ponte. Caso o pregador quer ser fiel à Palavra de Deus perante as pessoas, precisa expor, não suas ideias e conceitos, mas a Palavra de Deus como ela é; para isso, é preciso estudar muito a Bíblia, interpretá-la corretamente e, então, explicar aos ouvintes.

“A fim de que o Senhor trabalhe em Seu povo e por intermédio dele, é preciso que responda de modo favorável à Sua palavra. Este capítulo descreve três respostas básicas: Compreender a Palavra (8:1-8); regozijar-se na Palavra (vv. 9-12) e obedecer à Palavra (vv. 13-18). A pessoa em sua totalidade – mente (compreensão), coração (regozijo) e vontade (obediência) – deve ser cativada pela palavra”.

Após essa observação, Warren W. Wiersbe aponta estes tópicos:

1. Devemos compreender a Palavra de Deus (vs. 1-8):
• Neemias levou o livro (vs. 1-4)
• Neemias abriu o livro (vs. 5-6)
• Neemias leu e explicou o livro (vs. 7-8)
2. Devemos nos regozijar na Palavra (vs. 9-12)
3. Devemos obedecer a Palavra (vs. 13-18)

“A pregação expositiva está, portanto, inescapavelmente ligada à obra de exegese séria. Se o pregador tem de explicar o texto, ele deve estudá-lo e dedicar horas de estudo e pesquisa necessárias ao entendimento do texto” (Albert Mohler, Jr).

Ellen White destaca:
• “Discursos floreados não são suficientes para alimentar a alma de um esfomeado filho de Deus”.
• “Os pastores devem dedicar tempo à leitura, ao estudo, a meditar e orar”.
• “O Senhor quer que Seus pastores, que Lhe pregam a Palavra, sejam possuídos de energia de Seu Santo Espírito; e o povo que ouve não ficará sentado em sonolenta indiferença, ou olhando vagamente de um lado para outro, sem corresponder ao que é dito”.

Os resultados de uma boa pregação foram visíveis na celebração da festa dos tabernáculos: Entusiasmo e alegria – Reavivamento e reforma! (vs. 13-18) Heber Toth Armí /


http://moracao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...