quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Neemias 5 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Neemias 5

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Em época de eleições precisamos atentar para este texto inspirado para saber o perfil do político que fará a diferença numa sociedade de tanta violência.

1. O povo carece de líderes que lutam em seu favor. É importante e necessária a existência de governadores. Há sempre indivíduos que gostam de aproveitar da situação difícil para explorar os mais fracos. Há injustiça, trapaça e opressão na sociedade, por isso é fundamental que haja bons líderes políticos (vs. 1-5).

2. O líder sábio pondera, medita, analisa a questão quando chega a suas mãos. Ele defende a causa do pobre e necessitado, auxilia o fraco e resolve suas questões desejando-lhes o bem. Neemias enfrentou aproveitadores e exploradores com argumentos lógicos e espirituais. Deus sempre deve ser a base de toda ação e resolução do líder cristão (vs. 6-13).

3. O bom líder sabe e aplica o princípio do “exemplo fala mais alto que as palavras e atitudes impactam mais que argumentos”. Neemias faz um resumo dos 12 anos em que ele governou Israel (vs. 14-19):

• Nunca exigiu salário do povo;
• Nunca tirou vantagem do cargo para conseguir propriedade;
• Nunca se beneficiou do cargo para garantir um futuro confortável;
• Empregou todo seu tempo e talento para tornar Jerusalém um lugar seguro para seu povo;
• Sustentava-se com recursos próprios;
• Dividia seus recursos com estrangeiros que vinham visitá-lo.

O que distingue Neemias de outros políticos?

Ele temia a Deus, O respeitava, e agia com responsabilidade sob o povo que ele liderava (vs. 15, 19). Para Neemias, “era suficiente saber que o Senhor prestava atenção a seu sacrifício pessoal” (William MacDonald).

Devido a seu temor do Senhor, Neemias e seus irmãos não comeram a comida devida ao governador; além de ele mesmo dedicar-se à obra do muro da cidade. Precisamos de políticos como Neemias, que não seja...

1. Egoísta, interesseiro;
2. Ambicioso, aproveitador;
3. Explorador, corrupto e imoral.

Amor pelo próximo e temor ao Senhor são características essenciais que fazem a diferença em uma sociedade marcada pela indiferença, injustiça e opressão.

• Diante da injustiça social, faça a diferença, seja excelente exemplo, e quebre tradições para fazer o certo.
• A liderança política que é espiritual fará total diferença na vida dos liderados.
• Precisamos de políticos convertidos a Cristo!

Gostou? Compartilhe! Heber Toth Armí /

http://moracao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

HONRA DE DEUS OU DO HOMEM?

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 18 de junho, sexta HONRA DE DEUS OU DO HOMEM? Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não...