quinta-feira, 14 de julho de 2016

II Crônicas 2 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

II Crônicas 2

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O ser humano é humano mas deseja ser Deus; sendo que só Deus é Deus o ser humano tenta humanizar a Deus. A maneira de Salomão conduzir o templo nos mostra que a forma que me dedico a Deus, à Sua obra, à adoração a Ele, etc. depende da visão que tenho dEle (II Crônicas 2).

A minha atitude na terra depende da visão ou noção que tenho do Deus do Universo. Além disso, o meu jeito de me aproximar de Deus dependerá grandemente da ideia que tenho ou adquiro dEle. Preciso ir além da teoria, preciso de intimidade, relacionamento e diálogo diário a fim de O conhecer melhor.

 Salomão diz que Deus, o Deus dele, é maior do que todos os deuses. Nenhum Deus na face da terra poderia ser comparado ou igualado ao Deus de Israel (v. 5).

A grande obra de Salomão seria grande porque Seu Deus é grande. O grande empenho de cada um de nós dependerá da ideia de grandeza que teremos de nosso Deus. A falta de compromisso, de respeito e de reverência nos dias atuais no mundo e na igreja se deve à falta de conhecimento mais acurado de quem é Deus. Muitos adoradores de Deus são barulhentos e irreverentes porque não sabem quem é Deus ou o igualam ao ser humano. Ao maximizar a imanência de Deus e minimizar a Sua transcendência, gera uma falta de respeito no ser humano por Deus.

Por isso, leia a Bíblia, passe tempo com Deus, conheça-O melhor, faça um compromisso sério com Ele e a tua visão do divino Deus se ampliará!

O meu testemunho determina o quanto eu conheço sobre Deus. A minha convicção do divino depende da minha aproximação de Deus. Salomão testemunhou com ousadia, sem titubear, dizendo a Hirão, rei de Tiro, que "o nosso Deus é maior do que todos os deuses" (II Crônicas 2:5).

O pedido de ajuda de Salomão a Hirão está ligado a uma reflexão, ele comenta: "Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?"

 Logo após, ele quer os melhores trabalhadores, os mais hábeis, os melhores materiais "porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa" (v. 9). Os trabalhadores seriam muito bem pagos para construir a Grande Casa do Grande Deus (v. 10).

Você já testemunhou com palavras e atos de teu Deus? Quem é mesmo Deus para você? Você conhece a Deus? Conhece-O corretamente? Qual é teu nível de intimidade com Ele? Você O representa em tudo o que faz? Como você tem testemunhado de teu Deus a tua família, e a teus colegas de trabalho ou de faculdade? E, como teus amigos de jogo, esporte, etc. veem o teu Deus? E no trânsito, como você tem testemunhado de Deus? O pecado tem ofuscado os olhos da fé e cegado os olhos espirituais de muita gente, tem afastado as pessoas do Deus da Bíblia; por isso desejo que tua e a minha aproximação de Deus nos faça testemunhar de forma correta sobre o verdadeiro grande e maravilhoso Deus!

A ideia que você tem de Deus determina o teu testemunho (ou comportamento); e, o teu testemunho determina a resposta das pessoas que não conhecem a Deus. Por que muitas vezes não atraímos as pessoas a Deus? Por que, quanto mais falamos de Deus, menos pessoas respondem positivamente?

Olhemos para II Crônicas 2. Depois de falar convictamente de Deus, Salomão obtém respostas positivas de Hirão, o qual em carta escreveu: "Porque o SENHOR tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei... Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao SENHOR, e para o seu reino" (v. 11-12).

Mais do que na igreja, o nosso testemunho fora dela revela a nossa maior adoração ao Deus a quem servimos. Mais do que no culto, o nosso comportamento longe dos perímetros da Casa de Deus revela o quanto consideramos, de fato, o nosso grande e maravilhoso Deus. Se damos um bom testemunho, nossas palavras e atos falarão tão poderosamente que levarão as pessoas a uma reação positiva.

Assim, a resposta que terei do meu testemunho depende do meu testemunho. Portanto, prossiga em conhecer ao Senhor e torne o teu testemunho extremamente eloquente como foi o de Salomão. Como disse Marcos De Benedicto, "A adoração ao nosso maravilhoso Deus é a coisa mais importante que você pode fazer em sua vida". Heber Toth Armí / -


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...