terça-feira, 7 de junho de 2016

2 Reis 19 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

2 Reis 19

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O remanescente torna-se cada vez menor quando a extensão do pecado torna-se cada vez maior. Satanás não perde tempo, intrepidamente ele aperfeiçoa suas investidas; pois, desenvolvendo o pecado ele sufoca os fieis servos de Deus – reduzindo-os!

No contexto deste capítulo Israel sofria no cativeiro assírio. O povo de Judá estava sozinho no cenário mundial para representar o Deus universal. Por conseguinte, Satanás preparou-se para atacá-los por meio de seus agentes. A pressão foi grande. Os argumentos foram intimidantes. A vitória de Senaqueribe parecia certa.

• Como Deus reagirá?
Ezequias percebeu o beco sem saída em que ele e o povo de Deus se encontravam. Notou a força e o ataque contra sua nação e seu Deus. Suas atitudes? Foi para o templo! Mandou chamar o profeta Isaías (vs. 1-5).

O resultado? A situação piorou mesmo após receber uma mensagem de esperança sobre a intervenção divina.
• Quando pecadores recorrem a Deus em busca de auxílio, Satanás intensifica seus ataques, fortalece seus argumentos, pressiona com maior força na tentativa de intimidar ainda mais, com objetivo de forçar uma concessão dos fieis.

Embora tal estratégia funcione com a maioria das pessoas, as quais cedem em sua fé frente aos desafios impostos pelas hostes do mal, Ezequias nos mostra o segredo da vitória (vs. 6-34).

Nas palavras de Charles G. Martin, “a reação de Ezequias entrou para a história como um modelo de humildade e esperança, pois ele estendeu-a [a carta] perante o Senhor (v. 14) e orou com teologia sadia – não eram deuses (v. 18) – e com preocupação zelosa para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus (v. 19; cf. 5:15)”.

O fim da história revela-nos a imprudência de desrespeitar a Deus. Ele enviou apenas um anjo, o qual numa noite massacrou 185.000 soldados assírios incrédulos e, os próprios filhos de Senaqueribe o mataram enquanto adorava seu falso deus – o qual não o protegeu (vs. 35-37).

DEUS...
• ...não Se deixa escarnecer!
• ...ouve todo ataque contra Ele e contra Seu povo!
• ...atende cada oração sincera daqueles que clamam a Ele!
• ...envia um anjo para mudar radicalmente o rumo da história!
• ...venceu no passado, vence no presente e vencerá no futuro!

Esta história prova que orar resulta em vitória! Ore mais! /Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...