sexta-feira, 6 de maio de 2016

Leitura Bíblica –1 Reis 9 Comentários– Heber Toth Armí

Leitura Bíblica –1 Reis 9
Comentários– Heber Toth Armí

Parafraseando Mark Twain que disse que “O homem que não lê não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”, digo, “O cristão que não lê a Bíblia não tem nenhuma vantagem sobre o ateu que não a lê”.

John Piper declarou que “Deus não quer e não aceitará de nós uma religião que consiste em desejos fracos, insípidos e sem vida, que mal conseguem nos afastar da indiferença. Em Sua Palavra, Ele insiste que devemos ser fervorosos de espírito e participar ativamente, de coração, na religião”.

O capítulo demonstra que...

• Da mesma forma graciosa que Deus agiu com Caim diante do que ele poderia fazer se não cuidasse, incentivou Salomão a permanecer firme e ativo espiritualmente para seu próprio bem (vs. 1-9);

• Transações comerciais nos versos 10-21 e 26-28 revelam a riqueza que Salomão conquistou conforme Deus havia-lhe prometido na primeira vez que manifestou-Se em sonho (I Reis 3:4-15). Além disso, “o enriquecimento de Salomão é uma demonstração complementar do cumprimento da promessa de Deus a Davi”, relembra Kenneth A. Mathews.

• As alianças com pagãos como Hirão e com o Egito, de onde obtivera sua mulher, foi o início do declínio do grande sábio, assim como um dia começou o declínio de Sansão, o homem mais forte do mundo (vs. 10-24).

• A predição do profeta Samuel quanto à exigência de um rei faria que este exigisse trabalho forçado e recursos deles (I Samuel 8:11-12, 16). Embora Salomão não escravizasse nenhum conterrâneo, o povo de Deus trabalhava para ele e pagava-lhe pesados impostos (vs. 15, 22-23, 27).

• Salomão ainda preservava suas práticas religiosas apesar de seus intensos compromissos político e econômico do reino, o qual desenvolvia como nunca (v. 25).

“Inteireza de coração” é essencial para combater a superficialidade espiritual; e, “sinceridade” é fundamental para combater a hipocrisia. Sem inteireza de coração e sinceridade perante Deus é impossível viver conforme Seu elevado, nobre e promissor plano para nossa vida.

Deus quer adoradores genuínos, íntegros e fieis mais do que quer uma estrutura para adoração (vs. 6-8). Deus quer compromisso sério e duradouro. Ele quer relacionamento íntimo e contínuo. Não adianta ir à Casa de Deus sem antes tê-lO habitando nosso coração.

Avancemos da mediocridade espiritual para a profundidade espiritual! /Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...