quarta-feira, 18 de maio de 2016

1 Reis 21 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

1 Reis 21
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Estudando a Bíblia aprendemos coisas que nunca aprenderíamos na vida. Quem medita e reflete na Palavra Divina viverá acima do padrão humano; o padrão será elevado, divino.

•        O pomposo rei Acabe vivia conforme achava melhor, desejando coisas alheias, entristecendo-se quando não podia usufruir de algo que não era dele por direito e nem poderia sê-lo pela lei israelita (vs. 1-7).

Jezabel vivia conforme o que achava melhor, mandava e desmandava; era autoridade em pessoa, infligia a lei para conseguir o que quisesse, não se importava com nada a não ser com seus próprios interesses; a perversidade era sua marca registrada (vs. 8-16).

Nabote foi vítima das injustiças dos agentes da maldade. A acusação falsa contra ele; sua morte por culpa que ele não tinha, revela, primeiramente, quão cruel é o pecado, e, em segundo lugar, quanto sofrimento o justo passa neste mundo injusto nas mãos de pessoas que deveriam prezar pelo bem do povo.

O profeta Elias era o obstáculo usado por Deus diante da corrupção avassaladora reinante entre os principais líderes de seu povo a fim de impedir coisas piores. Sua profecia revela o verdadeiro caráter do pecado e o fim catastrófico que ele causa na vida de pessoas, mesmo poderosas, arrogantes e indiferentes (vs. 17-29).

Deus nunca quis um rei para Israel, muito menos um rei perverso. Pior ainda, um rei casado com uma mulher pagã, mandona, fria e calculista, fora da lei, corrupta ao máximo, idólatra, má, etc.

Deus sabia onde o desejo e o pedido por um rei, como tinha as nações ao redor de Israel, levaria seu povo; contudo, diante do pedido insistente e rebeldia declarada, Deus permitiu para que Seu povo entendesse os motivos pelos quais Ele não planejara que Israel tivesse rei humano.

Deus permite certas coisas para que confiemos mais que o Seu ideal é bem melhor que nossas melhores e mais ousadas ambições. Deus permitiu que Israel tivesse reis como as nações e, além disso, permitiu que Acabe e Jazabel fossem assassinos e ladrões de inocentes.

Deus não causa o pecado, nem é autor da desgraça; nós somos os responsáveis. Por isso, cada um se responsabiliza pelo que faz.

O juízo virá a todo culpado, como foi profetizado por Elias a Acabe!
Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...