quinta-feira, 7 de abril de 2016

2 Samuel 04 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – 2 Samuel 04

Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

O que Deus te falou através deste capítulo bíblico?

Hoje, fique junto de mim enquanto caminhamos por este comentário a fim de que alcancemos interpretações corretas que atinjam profundamente nosso imperfeito coração.

Estes 12 versículos podem ser sumarizados conforme sintetizado por Matthew Henry:

1. Dois de seus próprios servos [Baaná e Recabe] o mataram [a Isbosete, filho de Saul, que reinava em Israel ignorando Davi], e levaram sua cabeça a Davi (vs. 1-8).

2. Davi, em vez de recompensá-los, os condena à morte pelo ato praticado (vs. 9-12).

Aqueles que executaram traiçoeiramente Isbosete foram executados por ordem de Davi. Pois, Davi não era favorável à vingança ou aderente à cultura a qual ditava que, ao assumir o trono, o rei devia matar todos os familiares do antigo rei. Assim, “os cadáveres dos benjamitas serviam como lembrete público de que Davi recusava obter o trono de Israel pela força” (Ben F. Philbeck Jr.).

Cuidado com gente como Baaná e Recabe: “Ao levar a cabeça do rei assassinado a Davi, esses violentos criminosos tentaram justificar seu crime com piedosa referência à vingança que o Senhor teria executado em favor de Davi; mas Davi persistiu honrando a casa de Saul, castigando qualquer que o ferisse” (Merrill F. Unger).

Neste relato, perceba que Deus cumpre Suas promessas. Ele sempre tem a palavra final; concordem os homens com Ele – ou não! “A casa de Saul foi reduzida de tal maneira que coisa alguma, além de um menino aleijado, poderia ter continuado sua dinastia. Foi assim que se cumpriu a maldição de Samuel contra a linhagem de Saul. Ver I Sam. 13.13,14” (Russel Norman Champlim).

Com Davi aprendemos...
• ...a confiar plenamente na vontade de Deus, em Suas promessas e planos.

• ...que precisamos crer piamente que Deus está no controle da história mundial.

• ...que o senso de justiça não aceita piedade enraizada na crueldade. Davi mandou executar os dois assassinos de Isbosete por seus atos bárbaros de matar o rei enquanto dormia, sem poder defender-se (ver Deuteronômio 27:24).

• ...que atos abomináveis (crimes/traições/crueldades) não devem ser recompensados/premiados, mas punidos.

• ...que piedade baseada na crueldade visando interesse egoísta/bajulação/oportunista resulta em punição.

• ...que nenhum sucesso (ou posto/cargo) deve ser conquistado mediante atos desumanos.

Não faça politicagem. Confie a Deus teu sucesso! /Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...