quarta-feira, 9 de março de 2016

1 Samuel 6- Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Leitura Bíblica – 1 Samuel 6
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Ainda que as pessoas banalizem as coisas sagradas, os animais podem ser usados por Deus para impactá-las.

1. Deus não Se deixa escarnecer: Ele não aceita que filisteus/pagãos/ateus profanem Sua reputação devido à irresponsabilidade espiritual de Seu povo. Pelo contrário, dará fortes evidências de Sua existência, onipotência e sapiência. Duvidando da atuação de Deus, os filisteus separaram duas vacas, separaram-nas de seus bezerros e colocaram-nas em um carro novo sem guia a fim de verificarem se Deus era o Agente dos juízos sobre o povo durante os sete meses que a arca ficara em seu território (vs. 1-9).

2. Deus age de forma impressionante: Contrário à natureza das coisas e a lógica humana, as vacas sem suas crias e sem guia foram berrando a Israel, porém sem titubear, até Bete-Semes, onde os moradores alegraram-se com a chagada da arca e os presentes adjuntos (vs. 10-18).

3. Deus é intolerante à irreverência: Objetos sagrados não devem ser tratados como coisas banais, comuns. Ao olharem curiosamente dentro da arca, os habitantes de Bete-Semes morreram frente à santidade do Senhor. Ao invés de arrepender-se, desejaram desfazer-se da arca. Visando este fim, enviaram mensagens aos habitantes de Quiriate-Jearim para buscá-la (vs. 19-21).

Paciência e misericórdia caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, embora os filisteus já soubessem de Sua existência por mais de 500 anos (desde quando Israel saiu miraculosamente das fortalezas egípcias), continuavam na idolatria e feitiçaria; entretanto, Deus continuava a revelar-lhes Seu poder soberano. Contudo, convencidos de Sua existência, eles não se converteram.

Além de paciência e misericórdia, santidade e justiça também caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, mesmo contentes e alegres com a chegada da arca, quando os habitantes de Bete-Semes olharam irreverentemente para dentro dela, houve grande morticínio entre eles.

Para pensar...
• ...Através da Sua paciência e misericórdia aos pagãos e, por meio de juízos que refletem santidade ao Seu povo, Deus revelou Seu real caráter desafiando crentes e pagãos a uma consagração total a Ele.

• ...Infelizmente, às vezes, idólatras e feiticeiros tem mais respeito por Deus (v. 5) do que Seu próprio povo (v. 19); assim, tanto pagãos quanto crentes precisam aprender a renunciar tudo a fim de, obedientemente, andar segundo a vontade de Deus (v. 12).

Respeite, submeta-se e glorifique a Deus! /Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

HONRA DE DEUS OU DO HOMEM?

  MEDITAÇÃO DIÁRIA 18 de junho, sexta HONRA DE DEUS OU DO HOMEM? Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não...