domingo, 24 de janeiro de 2016

O Senhor peleja pelo seu povo – Josué 10

Leitura Bíblica – Josué 10
O Senhor peleja pelo seu povo
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

“O inferno treme quando o cristão medita nas inúmeras bênçãos recebidas no passado; nas incontáveis providências de Deus”, declarou o Dr. Markus DaSilva

Josué foi um homem consagrado, um líder militar submisso ao Príncipe dos Exércitos do Senhor, e, dedicado a fazer avançar os planos divinos neste planeta dominado pelo inimigo do Criador. Por isso, estamos diante de um capítulo sem igual na história do mundo.

Richard S. Hess o intitula: “A vitória sobre o líder de Jerusalém e a aliança do sul de Canaã”. E, Merrill Frederik Unger o divide em três tópicos:

1. Adoni-Zedeque e sua aliança (vs. 1-6);
2. A guerra e o milagre (vs. 7-15);
3. Uma grande vitória e conquistas subsequentes (vs. 16-43).

Num contexto bélico, a ajuda de Deus para Seu povo não poderia ser diferente senão operar maravilhas por meio de guerras. Numa época em que as forças eram meditas pelos exércitos e conquistas, a promessa de Deus a Israel precisou passar pela guerra.

Além da polêmica incompreendida por muitos em relação às muitas guerras no Antigo Testamento, o caso do atraso do sol a pedido de Josué é um assunto muito discutido entre estudiosos. Sobre isso, apenas destaco as palavras de Unger após oferecer algumas linhas interpretativas para o milagre do dia mais longo do mundo:

“A impressionante singularidade do milagre é enfatizado [v. 14], e portanto pode ser considerada enfaticamente inexplicável”.

Aplicações:

• Quem se coloca ao lado de Deus terá suas próprias experiências miraculosas.

• Para Deus não há impossibilidades, qualquer meio utilizado pelo inimigo, Deus o enfrenta e obtém a vitória para Seu povo.

• Tem coisas que Deus faz por, e através de nós, que não adianta a ciência tentar encontrar explicação que só perderá seu tempo.

• Por mais que cinco exércitos se levantem contra o povo de Deus, ou mesmos as hostes satânicas insurjam com seus demônios, a vitória é certa a todo aquele que se submete a Deus.

• Promessa dada por Deus será promessa cumprida, ainda que tudo no mundo físico e espiritual se opõe conspirando para impedir tal cumprimento.

• O plano de salvação avança como e quando Deus quer, mesmo contra todos os incrédulos, opositores ou obstáculos que Deus possa encontrar no caminho.

Por isso, confiemos nas promessas divinas! Reavivemo-nos!

Inscreva-se @tododiacomDeus convide seus amigos


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...