segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

E a luta continua...– Josué 11

Leitura Bíblica – Josué 11

E a luta continua...
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

É muito bom dedicar tempo para ler, analisar, meditar e aplicar a Palavra de Deus à vida pessoal. Caso Michael Rossane esteja certo ao declarar que, “a leitura é um dos melhores métodos para expandir sua visão, conhecimento e uma melhor compreensão de tudo a sua volta” – quanto mais a leitura diária da Bíblia!

Experimente-a sem moderação! Aprofunde-se intensamente! Leia Josué 11, depois considere o que Francis A. Schaeffer observou:

“Josué 11, do mesmo modo que os capítulos anteriores, insiste na continuidade da lei de Moisés [...]. Essa insistência é importante porque os teólogos liberais tentam inserir uma cunha entre o Pentateuco e o restante da Bíblia. Isso não pode ser feito. O restante da Bíblia, começando com Josué, está em total continuidade com o Pentateuco”.

Após conquistar a parte sul de Canaã, o exército israelita avançou rumo ao norte. Observe o esboço baseado no que foi realizado por Harold L. Willmington:

A CAMPANHA DO NORTE:
1. Os cabeças do movimento de oposição: Rei Jabim com outros reis do norte de Canaã para lutar contra Israel (vs. 1-5);
2. A confirmação: O Senhor garante vitória a Josué (v. 6);
3. A expulsão: Josué devasta completamente todos aqueles reis (vs. 7-9);
4. A devastação: Josué arrasa as cidades inimigas, matando pessoas e levando seus bens (vs. 9-15).

PANORAMA DE TODAS AS CAMPANHAS:
1. Terra inimiga ocupada (vs. 16-23);
2. Líderes inimigos derrotados (Josué 12:1-24 – aguarde detalhes amanhã).

Preste atenção:
• Neste mundo, o povo de Deus vive um grande conflito sem fim; pois, o mal anseia domínio total principalmente no coração dos filhos de Deus.

• Aos que se opõem ao povo de Deus, que insurgem em batalhas organizadas para combater aos servos de Deus... está claro que eles devem preparar-se para a derrota.

• Hoje, o conflito continua; o Apocalipse revela sua intensificação no tempo do fim, mas dá a certeza da vitória àquele que se submete a Deus, como Josué; e, garante derrota a quem O ignora, como os canaanitas.

• Quanto maior a oposição ao povo de Deus, maior o combate; mas, também, maior será a vitória. Isso aponta ao Armagedom vinculado ao retorno de Cristo!

Vamos continuar estudando adequadamente a Palavra de Deus; senão, não venceremos! Vamos à luta?

Que Deus te abençoe!   Heber Toth Armí /

Inscreva-se @tododiacomDeus convide seus amigos




Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...