quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Deuterônômio 34 Comentários: John Ash

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Deuterônômio 34
Comentários: John Ash

Moisés foi o responsável por trazer a nação israelense até as fronteiras da terra prometida, mas não pôde levá-los além deste ponto. De semelhante modo, ele repassou a Israel a lei dada por Deus e os exortou à obediência, e não podia fazer mais. Cabia ao povo seguir em frente e tomar posse das bênçãos da obediência. Deveriam pela graça de Deus incorporar no trato do dia a dia os valores desta lei, o que os distinguiria dos demais povos. A obediência à lei de Deus sempre foi e sempre será até o fim dos tempos o principal valor e marca distintiva do povo de Deus.

A lei de Deus é sempre santa, justa e boa. Embora o céu e a terra passem, nenhum jota ou til será alterado. Ela deve ser colocada em prática na íntegra (Mateus 5:17), exatamente como Jesus fez. A lei, revelação do caráter de Deus, tem a capacidade de revelar o mal em nossos corações e nos leva a Jesus, que nos capacita a cumpri-la.

Próximo ao fim de sua vida, Deus mostrou a Moisés a Terra Prometida, mas não lhe permitiu entrar nela. Embora tivesse sido um líder dedicado, chegara a hora de passar o bastão da liderança a outra pessoa. Josué, o escolhido de Deus para ser o seu sucessor (Deuteronômio 31:1-8), deveria realizar a missão de tomar posse da terra prometida. Anjos enterraram o corpo de Moisés e o próprio Senhor o ressuscitou e o levou ao Céu (ver Judas 9).

Um dia, finalmente, Moisés pisou na terra prometida. Isso aconteceu quando Ele apareceu, juntamente com Elias, a Jesus no Monte da Transfiguração (Mateus 17:1-13). Agora, entretanto, a "terra que mana leite e mel" havia perdido seu significado e atração. Moisés havia visto a “terra melhor”, uma terra onde não há reclamações, rebeliões, decepções ou tristezas.  Embora Deus não tenha dado a Moisés o que ele tanto queria, que era entrar na terra prometida, concedeu-lhe algo muito melhor: entrar na "Canaã celestial". Os caminhos de Deus são sempre os melhores. Vale a pena amá-Lo e obedecê-Lo.

John Ash

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...