domingo, 8 de novembro de 2015

Orientações de Deus

Leitura Bíblica - Números 3
Orientações de Deus
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Um país que ignora a Deus diz adeus ao sucesso total, pois o caos ali reinará. Sem Deus a vida é árdua, difícil, complexa. O coração vazio (sem Deus) é cheio de aflições, angústias e incertezas.

País sem Deus é um país em crise. Povo sem Deus considera o dinheiro como segurança. A instabilidade predomina e a imoralidade multiplica-se centuplicadamente. Líderes espirituais são agentes divinos para combater as forças imorais.

Levitas representam líderes espirituais da igreja neotestamentária; portanto, as orientações de Deus a eles são fundamentais para nós.

Na obra de Deus...
• ...cada um tem o seu lugar;
• ...cada um tem sua função;
• ...tudo deve ser feito com total dedicação;
• ...líderes espirituais são essenciais para o avanço;
• ...nada deve ser feito por conta própria;
• ...cada pessoa deve fazer seu melhor;
• ...não se deve agir de qualquer jeito, causando desarmonia;
• ...líderes não são chefes, são servos; não são executivos, executam serviços;
• ...cada função deve ser realizada com reverência e santidade;
• ...a liderança visa o crescimento espiritual de toda congregação.

Especificamente, Deus orientou a Moisés com relação aos levitas no monte Sinai; os quais seriam divididos no sagrado ministério da seguinte forma:

1. Os sacerdotes: O serviço diário de culto e adoração dependiam deles (vs. 1-4).

2. Os levitas: Cuidariam do tabernáculo e seu transporte no deserto, deveriam ser consagrados ao Senhor (vs. 5-39). Estas funções seriam divididas com as três famílias levitas: Merari, Gerson e Coate.

Os levitas não foram contados como guerreiros, mas como líderes espirituais que guerreariam contra as forças do mal para preservar a verdadeira adoração.

“Os levitas foram escolhidos por Deus para o servir em lugar de todo primogênito dos filhos de Israel. Havia 22.000 levitas e 22.273 primogênito (v. 39, 43). [...] O Senhor ordenou, portanto, que fossem acrescentados duzentos e setenta e três primogênitos por meio do pagamento de um resgate de cinco siclos por primogênito” (William MacDonald).

Assim, Deus quer líderes que se preocupam com a salvação de toda a nação! Exercendo corretamente sua função, os líderes espirituais deveriam ser contados como pessoas que executam uma obra especial: A salvação do pecado, do mal e da morte!

Se os líderes espirituais exercessem corretamente suas funções e o povo os respeitasse, não teríamos nações tão corruptas! Reavivemo-nos!  Heber Toth Armí


Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...