terça-feira, 10 de novembro de 2015

O cuidado de Deus

Leitura Bíblica - Números 5

O cuidado de Deus 
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Evite perigos que o inimigo prepara tentando arruinar-te. Não faça hoje de teu coração um lixeiro espiritual para que amanhã ele não seja um depósito de lixo diabólico. Ao levantar-se, busque alimentos nobres para que tua mente não fique pobre...

Comece o dia lendo a Palavra de Deus, medite nela o dia todo. Junte-se a milhares de leitores que hoje focam seus olhos no quinto capítulo de Números; o qual pode ser assim estruturado, conforme R. Dennis Cole:

1. Isolamento dos portadores de diversas doenças (vs. 1-4);
2. Restituição pelas ofensas (vs. 5-10);
3. Caso da esposa suspeita de adultério (vs. 11-31).

Deus preza pela saúde física (vs. 1-4), pela saúde emocional/relacional (vs. 5-10) e pela saúde espiritual (vs. 11-31). Deus não quer Seu povo contaminado com doenças que o debilita na jornada desta vida, nem pecados que atrapalham na caminhada, nem desvios espirituais que tiram o foco do alvo correto.

Boa parte do texto lida com o ciúme por motivos corretos ou doentios. “O ciúme tem destruído muitos casamentos”, declarou Charles E. Wittschiebe. Portanto, seja cristão de verdade, sirva ao Senhor em toda Sua vontade.

Ciúmes podem surgir da atitude incorreta do cônjuge com alguém do sexo oposto, ou da fértil imaginação da mente doentia, imatura e insegura do cônjuge que vê o que não existe, causando sofrimento a quem diz amar. Como agir quando há suspeita e não se admite o erro?

“O texto descreve um teste que deve ser aplicado a uma esposa cujo marido está suspeitando de sua fidelidade. Deus prometeu agir através de ritos para purificar uma esposa inocente, ou para identificar aquela que é culpada. Esse rito lembra-nos de que se nós mesmos não lidarmos com os nossos pecados, da mesma maneira como a esposa culpada, iremos ‘levar nossa iniquidade’” (Lawrence O. Richards).

Enfim, notam-se as seguintes verdades teológicas:

1. Deus não é causador de problemas, Ele sempre tem a solução para nossos problemas.

2. Deus oferece solução aos problemas antes que eles surjam na vida de Seu povo.

3. Deus é atencioso, cuidadoso e dedicado ao Seu povo desejando-lhe o melhor.

4. Deus conhece nossas fraquezas e oferece-nos auxílio antes que necessitemos.

A graça divina se revela frente a cada necessidade humana! Aleluia!
“Senhor, restaura-me!”  Heber Toth Armí



Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...