domingo, 6 de setembro de 2015

Êxodo 7 Comentários: Kenneth Matthews, Jr.

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Êxodo 7
Comentários: Kenneth Matthews, Jr.

Nos primeiros sete versículos de Êxodo 7 Deus apresenta a Moisés e Arão a disputa entre o Deus do Céu e os deuses do Egito. Moisés representará Deus para Faraó e humilhará todos os grandes deuses do Egito. Arão será seu porta-voz. Moisés e Arão visitaram Faraó no seu palácio, mas embora a vara de Arão (cobra) tenha comido todas as varas (cobras) dos magos, o Faraó não deu importância. Eles se encontram, a seguir, de manhã na margem do rio com o Faraó e lhe dão outra chance. Ele se recusa a deixar ir Israel, então a deusa mãe de todo o Egito [o rio Nilo] é ferida pela vara e se transforma em sangue, matando todos os peixes.

Quem endureceu o coração de Faraó? Esta é uma questão que tem atormentado muitos cristãos. A frase “o Senhor endureceu o coração de Faraó” é provavelmente uma expressão idiomática hebraica. “Deus endureceu o coração de Faraó”, no sentido de que Deus proveu as circunstâncias e a ocasião para forçar Faraó a tomar uma decisão. Moisés anunciou as instruções divinas e as acompanhou com milagres para confirmar a origem divina da mensagem. Faraó decidiu resistir às exigências de Deus. De sua própria vontade, Faraó teimosamente se recusou a obedecer. Deus foi o instigador e iniciador do dilema, mas Ele não foi o autor da rebeldia desafiadora de Faraó.

Kenneth Matthews, Jr.
Membro do Conselho de Arqueologia
Southern Adventist University



Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...