domingo, 30 de agosto de 2015

Gênesis 50 Comentários: Martin Klingbeil

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 50
Comentários: Martin Klingbeil

O livro de Gênesis termina com um filho a honrar o último pedido de seu falecido pai. Deve ter sido um grande testemunho para os cananeus quando os enlutados israelitas e egípcios chegaram e enterraram Jacó na caverna do campo de Macpela, que tinha sido o local de sepultamento da família por gerações. É um momento de luto intenso, mas ao mesmo tempo uma forma positiva para processar o luto, ao dizer adeus de forma ativa à pessoa amada. E toda a comunidade se envolveu neste processo.

Lembro-me de um irmão da África, uma vez, expressar isso para mim de forma poderosa: todos que chegam ao funeral e choram com você, levam embora com eles, ao sair, uma pedrinha da sua grande montanha de dor, e desta forma a montanha vai se tornando cada vez menor. Carreguemos as cargas uns dos outros, especialmente em tempos de luto.

Os irmãos de José ficaram preocupados que a morte de Jacó poderia abrir caminho para alguma forma de vingança por parte de José, mas este age de modo consistente e reafirma o seu perdão a eles. José aprendeu uma das maiores lições de vida: Deus pode transformar o que foi intentado para o mal em algo incrivelmente bom.

Martin Klingbeil
Professor de Ciências Bíblicas e Arqueologia
Southern Adventist University



Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...