terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gênesis 38 Comentários: Stephen Bauer

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 38
Comentários: Stephen Bauer

Este é um capítulo incomum nas Escrituras. Eu penso que Moisés incluiu este registro para melhor revelar o caráter de Judá em contraste com o do herói José.

O caráter enganoso de Judá é revelado na história de seu envolvimento sexual com Tamar, sua nora, que se disfarçou de prostituta. O fato de Judá ter enviado um representante para pagar a “prostituta” e que nesta busca o representante a tenha referenciado como sendo uma prostituta cultual parece ser uma tentativa de proteger a imagem pública de Judá. Além disso, Judá encerra suas tentativas de pagamento porque temia o ridículo. Isso reflete seu método no capítulo anterior, Gn 37, onde ele condena José à escravidão, para que este morra. Judá era politicamente astuto em realizar atividades ilícitas na tentativa de preservar sua imagem pública.

Cada uma das falhas de caráter de Judá colocadas em evidência em Gn 38 – falsidade, imoralidade sexual e manter uma boa imagem pública enquanto age maliciosamente -, será vitoriosamente superada por José nas passagens seguintes. José brilhará onde Judá falhou, e nosso primeiro exemplo ocorrerá em Gn 39 com uma semelhante história sedutora.

Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Southern Adventist University
Collegedale, Tennessee, EUA


Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...