domingo, 16 de agosto de 2015

Gênesis 36 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 36
Comentários: Douglas Tilstra

Para o leitor moderno Gênesis 36 pode parecer um desperdício de espaço na Escritura. Por que tantos detalhes a respeito dos descendentes de Esaú (edomitas)? Na verdade, este capítulo nos ensina as atitudes adequadas que devemos ter com os demais filhos de Deus que não vivem e acreditam como nós.

É verdade que um dia a Babilônia e suas filhas adúlteras serão julgadas e destruídas (Apocalipse 17 e 18). Do mesmo modo, a linhagem da família de Esaú se opôs ao povo de Deus e enfrentou, por fim, o julgamento e destruição (ver Isaías 34:5, e todo o livro de Obadias).

Mas observe a atitude de Deus, nesse meio tempo, para a genealogia familiar de Esaú. Deus disse aos israelitas durante sua peregrinação no deserto que não lutassem com o povo de Esaú, não desejassem qualquer parte da terra que Deus havia dado a eles e pacificamente comprassem deles alimentos e água, porque eram irmãos de Israel (Deuteronômio 2:2-5).

Gênesis 36 lembra a Israel precisamente quem são seus irmãos separados. Este capítulo nos lembra que temos irmãos e irmãs desconhecidos que também são filhos de Deus, e recebem os Seus cuidados. Gênesis 36 chama a atenção para as palavras de Jesus: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco.” (João 10:16)

Douglas Tilstra

Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/36

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...