quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gênesis 25 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 25
Comentários: Douglas Tilstra

Neste capítulo nós nos despedimos de Abraão e somos apresentados a Jacó, cujos filhos se tornaram os líderes das doze tribos da nação de Israel. É através da nação de Israel que Deus cumprirá Sua promessa feita a Abraão de fazer a sua família uma grande nação e abençoar todo o mundo através dessa nação (Gn 12:1-3). Em última análise, Jesus nasceria da família de Abraão e seria a maior bênção e cumprimento final da promessa de Deus a Abraão (Mt 1:1-17; Gl 3:16-17).

Mas antes da história dos filhos de Jacó e da formação da nação de Israel, devemos ouvir a história de Jacó, cujo nome é mudado para Israel. Temos de aprender de sua experiência de vida e acompanhar sua jornada desde o engano e maldade (Gn 25:29-34; 27:36) até chegar a príncipe com Deus (Gn 32:28). Deus transforma o caráter de Jacó e, finalmente, muda seu nome como prova da transformação.

A história de Jacó é realmente a história de cada filho de Deus. É a história de transformação de cada homem e mulher que um dia entrará na Nova Jerusalém, através de uma das doze portas que levam os nomes dos doze filhos de Israel (Ap 21:12). É a história de cada pessoa que, pela fé, se torna um membro da família de Abraão, Isaac e Jacó/Israel (Gl 3:29; Mt 8:5-13).

Durante estes próximos dias tente ler a história de Jacó como se fosse a sua própria história.

Douglas Tilstra
Diretor de Liderança Exteriores e da Educação,
Southern Adventist University


Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...