terça-feira, 4 de agosto de 2015

Gênesis 23 Comentários: Jack J. Blanco

Reavivados por Sua  Palavra
Leitura Bíblica: Gênesis 24
Comentários: Jack J. Blanco

Se você já enfrentou uma decisão difícil e precisava conhecer a vontade de Deus, então o capítulo de hoje é especialmente relevante. Ao você ler a história de Eliezer, observe sua radical dependência de Deus, bem como os seguintes princípios para discernir a direção de Deus:

Mantenha-se na vontade já revelada por Deus. Quando Abraão pediu a Eliezer para encontrar uma esposa para Isaque, ele diz-lhe para não olhar para uma cananita (v.3). Para que a promessa de Deus a Abraão possa ser cumprida, Isaque precisava de uma esposa. Mas em vez de tentar consertar as coisas, Abraão está disposto a confiar em Deus (v. 8).

Aprofunde sua busca em oração. Note a dependência constante de Eliezer em Deus para guiá-lo (vv.12, 26, 42, 48, 52) e como Isaque passou este tempo de espera (v. 63).

Olhe para os sinais da providência de Deus. Eliezer orou por um sinal que lhe mostrasse a vontade de Deus (v.14). No entanto, note que este não era um sinal circunstancial, mas um sinal de caráter. Ele não pediu que ela estivesse vestindo uma determinada cor de vestido (circunstância), mas que ela estivesse disposta a mostrar hospitalidade (caráter). Dar água a dez camelos não era pouca coisa! Observe como Eliezer a observa cuidadosamente (v.21) e, em seguida, faz perguntas exigentes (v. 23) antes que a sua exibição final de hospitalidade convença Eliezer da liderança de Deus (v. 25). Ambos, Isaque e Rebeca estavam dispostos a ouvir o conselho de seus pais e líderes espirituais (v. 28, 58). No entanto, difícil como possa ser quando estamos convencidos da vontade de Deus, não podemos forçar a liderança de Deus a outra pessoa e pode ser que tenhamos que aceitar que Deus conduza a situação de outra maneira (vv. 8, 41, 57).

Não demore em agir quando a vontade de Deus é clara. De que forma você já viu a direção de Deus em sua vida e em seu processo de tomada de decisão? Qual tem sido sua experiência? Como você tem agido?

Alan Parker
Professor, Universidade Adventista do Sul



Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...