domingo, 2 de agosto de 2015

Deus proverá

Leitura Bíblica: Gênesis 21

Comentários: Douglas Jacobs
Deus havia prometido a Abraão um herdeiro e descendência tão numerosa como as estrelas do céu (Gn 15:4, 5). Mas em Gênesis 22, quando o herdeiro de Abraão, Isaque, já é quase um homem, Deus ordena a Abraão que o sacrifique como um holocausto [oferta queimada].

Como alguém deve proceder quando a ordem de Deus parece contradizer à Sua promessa? No passado Abraão havia tentado salvar sua família dizendo que sua esposa Sara era sua irmã e havia tentado cumprir a promessa de Deus de um filho tendo relações com a serva de sua esposa. Mas agora Abraão está finalmente pronto para viver de acordo com o que Deus lhe havia perguntado antes do nascimento de Isaque: “há coisa demasiadamente difícil para o Senhor?” (Gên 18:14). Quando Isaque lhe pergunta: “onde está o cordeiro?”, Abraão responde: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho” (Gn 22:8 NVI). E no mesmo lugar onde os sacrifícios do templo seriam oferecidos e perto de onde Jesus iria morrer para nos salvar da morte, Deus providenciou um cordeiro substituto no lugar de Isaque.

Existem duas aplicações pessoais importantes neste capítulo: “onde está o cordeiro” em sua vida? e “O Senhor proverá.” Quando as ordens de Deus parecem ser impossíveis de serem obedecidas, você está disposto a confiar na promessa de Deus? A Boa Nova de que Jesus morreu para que você possa ter a vida eterna lhe dá fé para obedecer a todos os mandamentos de Deus?

Douglas Jacobs
Professor na Southern Adventist University
EUA


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...