sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hebreus 5 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida
 Leitura Bíblica- Hebreus 5

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Tem gente que não amadurece nunca; permanece sempre infantil: A idade mental não condiz com a idade biológica. Da mesma forma, existem crentes que não amadurecem, se tornam mais infantis quanto mais o tempo passa. Quando deveriam ser adultos, continuam agindo como bebês espirituais, almejando papinhas teológicas.

Na doutrina da salvação a imaturidade despenca para o legalismo ou para a libertinagem, o primeiro crê ser conservador, o segundo rotula-se mente aberta. O que o escritor de Hebreus diria a estes? Eu imagino que seria: CRESÇAM! AMADUREÇAM!

O capítulo em questão ensina-nos coisas demasiadamente profundas, mas poderiam ser ainda mais, caso os primeiros leitores fossem maduros (vs. 11-14).

Que pena... Mas, também, que bom! Pois, estes assuntos de Hebreus já são complexos demais para muitos crentes atuais – imagina se os leitores da época fossem maduros e tivéssemos um texto com conteúdo ainda mais profundo!?

A seguir, destacam-se pontos importantes dos versículos 1-10. Observe-os com atenção e oração a fim de crescer na fé:

1. Os Sumo Sacerdotes ou sacerdotes do Antigo Testamento eram meramente ilustrativos/réplicas/tipos, devido a que também deviam oferecer sacrifícios a si mesmos. Portanto, havia a necessidade de um Sumo Sacerdote real.

2. O Sumo Sacerdote não deveria ser anjo, deveria ser humano para compreender, compadecer-se e representar o ser humano pecador perante Deus. Quem?

3. O Sumo Sacerdote não poderia autonomear-se, deveria ser nomeado por Deus a fim de estar em Sua presença representando o pecador.

4. Não havia nenhum ser humano que pudesse exercer esse ofício devido ao pecado, senão Jesus Cristo que, sendo divino, fez-Se humano; então, como Ele é Divino, entende a Deus e como também é humano, compreende e intercede pelos pecadores perante Deus.

Jesus enfrentou sofrimento, dor, aflição e morte. Como foi sempre submisso, não precisou aprender “a obediência, mas o custo da mesma... O preço de nossa redenção era caríssimo... mas Jesus estava pronto a pagá-lo” (S. J. Schwantes).

“Enquanto viveu na terra, antecipando a morte, Jesus clamou de dor e lamentou de tristeza, enquanto apresentava Suas orações sacerdotais a Deus... Ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que obedecem a Ele confiadamente” (vs. 7-10). Entendeu?

Obediência constante é evidência desse sacrifício no crente confiante em Cristo!

Cresçamos... Amadureçamos... Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...