segunda-feira, 4 de maio de 2015

1 Tessalonicenses 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  


Leitura Bíblica- 1 Tessalonicenses 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Carecemos de bons modelos de líderes espirituais nos dias atuais. Temos em Paulo um legado milenar que serve de inspiração tanto a líderes de igreja quanto aos membros.

Hernandes Dias Lopes, em sua introdução a este capítulo faz as seguintes observações. Um líder espiritual não busca
1. Conforto, mas conversões;
2. Lucro, mas trabalho;
3. Aplausos dos homens, mas a aprovação de Deus.

Paulo era um excelente líder espiritual porque possuía o amor celestial que regia todas as suas atitudes e atividades, o que falta a muitos líderes modernos. “Mais que todas as demais cartas de Paulo, esta é caracterizada por simplicidade, ternura e afeição” analisa W. Graham Scroggie.

Escrita possivelmente no ano 52 d.C., esta pequena missiva paulina nos ensina grandes lições, do capítulo em questão temos:

1. Para o cristão, seja líder espiritual ou não, o sofrimento deve desenvolver a coragem; sob perseguição o cristão deve ser fiel, esta fidelidade gera responsabilidade e maturidade espirituais (vs. 1-4).
2. Todo verdadeiro convertido a Cristo passa de um amor egoísta para um amor altruísta. O amor abnegado é visível quando o indivíduo está sob pressão, angústia e provocações e mesmo assim oferece atitudes de um amor desapegado ao eu e às coisas pessoais (vs. 5-8).
3. A vida cristã genuína é vivida nos ministérios, onde os outros são prioridades. O cristão se sacrifica, usando toda influência do poder do evangelho em sua vida a fim de alcançar outras pessoas para Cristo (vs. 9-20).

Aos que querem aprender a pregar, sejam inexperientes ou experientes, nos doze primeiros versículos encontramos os seguintes princípios. Para pregar com poder e autoridade o pregador precisa...
• ...de uma motivação correta: Buscar a aprovação de Deus para glorificar genuinamente a Deus através de suas palavras (vs. 1-6);
• ...possuir caráter amoroso e misericordioso: Ele deve ter coração de mãe para amar os ouvintes e de pai para consolar os carentes (vs. 7-11);
• ...ter senso aguçado de estar numa missão divina: Isso fará dele alguém que abre a boca para incentivar pessoas a viverem para a glória de Deus, a perseverar na Palavra até entrar no reino de Deus e conduzir os ouvintes do crescimento espiritual à maturidade espiritual (vs. 11-12).

Enfim, temos muito que aprender deste grande apóstolo! Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...