sábado, 14 de março de 2015

Romanos 16 Comentários de Norman McNulty

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - Romanos 16
Comentários  de Norman McNulty

Paulo começa o capítulo final de sua carta aos crentes em Roma, enviando saudações a seus amigos (vv 1-15). Destacam-se Priscila e Áquila (v 3) que conheceram Paulo em Corinto e tinham sido convertidos por seu ensino (Atos 18:1-3).

Paulo começa sua instrução final admoestando os crentes “a tomarem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino” que eles tinham recebido. E adverte: “Afastem-se deles” (v. 17 NVI). Ressalta, ainda, que os causadores de divisões, por deixarem suas paixões carnais controlar suas vidas, não estão servindo a Jesus Cristo, mas, na verdade, a si mesmos. E que com “palavras suaves e bajulação enganam o coração dos ingênuos” (v 18 NVI). Esta exortação se mantém válida ainda nos dias de hoje. Existem líderes e mestres no mundo cristão hoje que são controlados por seus desejos carnais e contradizem os ensinos da Escritura. Esses falsos ensinamentos trazem divisão dentro da igreja cristã. Paulo nos exorta a perceber esses falsos mestres e evitá-los.

Em seguida, Paulo fala profeticamente daqueles que são transformados pelo Evangelho, quando diz que “o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês” (v. 20 NVI). Isso remonta à promessa do evangelho em Gênesis 3:15 em que vemos a promessa de que a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente. Essa promessa foi cumprida quando Cristo morreu na cruz e esmagou a cabeça de Satanás antecipando seu objetivo final de libertação plena de todos os que nEle crerem. Pessoas tem sido transformadas pelo poder do evangelho numa manifestação da justiça de Deus em Cristo (v. 20). Quando a terra for iluminada com a glória de Deus globalmente (ver Ap 18:1), a cabeça de Satanás (suas mentiras) será repetidamente esmagada, ao Deus demonstrar que pode transformar seres humanos pecadores em justos. No final dos tempos, Deus terá na Terra um remanescente que desenvolverá uma maturidade espiritual através do poder de Cristo, que o possibilitará a desempenhar um papel crucial nas cenas finais da história da Terra, ao contestar as obras e acusações de Satanás contra Deus, de uma vez por todas. 

Paulo apresenta suas saudações finais e nos diz que o evangelho que ele tem pregado é uma revelação do mistério (Cl 1:27 e Ap10:7) que havia sido mantido em segredo desde o início do mundo, mas agora foi manifesto: a altura, profundidade e a largura do amor de Deus pela raça humana, revelados pelo evangelho, as boas novas da salvação em Cristo.

Os resultados da pregação do evangelho são demonstradas pela obediência da fé (vv 25-27). O Movimento do Segundo Advento foi despertado (Ap 10) para revelação deste mistério e para a demonstração do poder de Deus neste mundo. Que possamos estar entre aqueles a levar este evangelho eterno do reino a toda nação, tribo, língua e povo! Amém!

Norman McNulty
Neurologista, TN, EUA
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/rom/16/


Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...