domingo, 22 de março de 2015

I Coríntios 8 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-I Coríntios 8
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Quem aceita Cristo não torna-se pedra de tropeço àqueles por quem Cristo morreu. Fazer cair ou influenciar alguém a desviar-se da fé em Cristo é tão errado quanto induzir adolescentes a usar drogas, beber ou fumar.

O cristianismo herdou do judaísmo uma forma exclusivista de adoração monoteísta, a qual exige dos fieis renúncia total prestado a outros deuses; que, conforma Wayne Meeks “talvez seja a característica mais estranha do cristianismo, bem como do judaísmo, aos olhos de um pagão comum”.

É claro que nenhum cristão deveria participar “em atividades de grupos religiosos pagãos” explica-nos Larry W. Hurtado; e, acrescenta que, embora Paulo permitisse aos convertidos judios de Corinto o contato social com seus vizinhos pagãos sob certas condições, rejeitava veementemente a participação em atividades em que houvesse qualquer reverência explícita ou óbvia a deuses pagãos.

Sintetizando. O cristão...

1. ...Pode participar da confraternização (comida com os pagãos) ainda que seus alimentos tenham sido oferecidos aos ídolos; todavia...
2. ...Não deve participar de rituais e cerimônias religiosas de denominações que não seguem os princípios bíblicos.

O problema era que alguns criam que nem mesmo confraternizar-se, comendo comidas dos pagãos, era correto ao cristão fazer. Estes se sentiam mal vendo aqueles que se envolviam com pagãos em suas refeições.

Jesus deve ser o modelo exclusivista “de devoção em que há espaço para apenas um Deus e Senhor” (vs. 5-6”. Os cristão reverenciam “Jesus em observância à Sua exaltação por Deus e em obediência à Sua vontade revelada” (Hurtado).

Desta forma, qualquer ídolo não tem nenhum valor; consequentemente, carnes sacrificadas a ídolos são como qualquer carne. Contudo, tem quem não pensa assim; por isso, “Deus se preocupa quando alguém usa sua liberdade de modo irrepreensível, levando algum companheiro de fé a se desviar do caminho, devido à vida que levava anteriormente” (v. 9, AM).

Neste caso, Paulo pede que evitemos fazer coisas que pensemos ser inofensivas, mas ofendem àqueles que não têm a mesma compreensão que nós. Por isso, Paulo conclui: “Assim, se sua participação num jantar com ‘carne de ídolo’ significar o desvio de algum irmão, é melhor ficar em casa” (v. 13).

O cristão não deve ser escândalo para nenhum irmão, ainda que este seja fraco na fé. Esta é a lição!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento    você encontra em:




Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...