sábado, 28 de março de 2015

I Coríntios 14 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida
 Leitura Bíblica-I Coríntios 14

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Eu creio no dom de línguas. E você? Creio como o apóstolo Paulo cria, não como muitos crentes creem. Leia este capítulo com atenção e oração para saber como Paulo falou do dom de línguas.

Há oito orientações quanto ao uso do dom de línguas que deveriam ser seguidas em todas as igrejas que prezam pela verdade bíblica revelada pelo Espírito Santo – a qual nunca caduca ainda que muitos líderes espirituais estejam caducos.

1. O dom de profecia tem primazia sobre o dom de línguas; contudo, nenhum dom deve caracterizar o nível espiritual de ninguém (vs. 1, 5);

2. Os dons espirituais usados no culto público devem promover edificação e motivação dos presentes (vs. 1-5);

3. O culto público deve ser compreensível aos ouvintes (vs. 6-12). Senão, não cumpre o ponto anterior.

4. O dom de língua, quando usado publicamente, requer auxílio de intérpretes (vs. 5, 13, 27-28); senão, cale a boca, mesmo possuindo o dom.

5. Os que falam em línguas devem ter domínio próprio, não perder a estribeira, cair no chão ou rodopiar e gritar (vs. 13-19, 28);

6. O dom de língua sem interpretação denigre a missão (vs. 16-17, 20-25), desestimulando, assim, os interessados.

7. Os que falarem em línguas além de limitados em número, devem falar um de cada vez (v. 27), nunca todos juntos.

8. Todos os dons devem promover o culto, o qual deve caracterizar-se pela ordem e paz que apontam para o respeito diante da solene presença de Deus (vs. 33, 40).

A glossolália não pode causar confusão – era isso que Paulo combatia, não o dom. Este dom não deve ser exigido e nem proibido (vs. 30, 39), mas orientado. Se você tem o dom de língua, consulte os requisitos bíblicos antes de usá-lo!

O propósito de Paulo é ensinar-nos que Deus quer cultos organizados com cuidado e reverência. Por isso, há orientação de como a mulher deve aprender no culto.

Provavelmente na igreja de Corinto as mulheres estavam causando tumulto nos cultos. Então, Paulo mostra como elas devem aprender, e não como devem ministrar; posto que as mulheres poderiam orar e profetizar em público (I Coríntios 11:5, 13; Atos 2:17-18; 21:8-9).

Vamos seguir as ordens para manter a ordem? Deus merece o melhor!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento   você encontra em:

http://moracao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...