quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mateus 25 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


Leitura Bíblica- Mateus 25

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

O fim do mundo é a preocupação de muitos cristãos e não cristãos. Contudo, a preocupação de Cristo é a preparação da humanidade que, mesmo Ele tendo providenciado tudo para a salvação de todos, a maioria se perderá – inclusive de dentro da igrejas verdadeira.

Para exemplificar isso, Jesus conta duas parábolas no capítulo em questão:
1. A parábola das dez virgens (vs. 1-13);
2. A parábola dos talentos (vs. 14-30).
3. O restante Jesus aborda como se dará a sentença no dia do juízo (vs. 31-46).

A primeira parábola destaca cinco virgens néscias e cinco sábias: Representam todos os crentes. No tempo do fim a sonolência alcança a todos; a única diferença é a quantidade de azeite. Segundo Leroy E. Froom, “O azeite representa o Espírito Santo. Sem o Espírito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra, por mais ortodoxa que seja nossa compreensão da mesma. Podemos estar bem familiarizados com todos os seus mandamentos, preceitos, promessas e profecias; mas a menos que o Espírito Santo os torne uma realidade em nossa vida, o caráter não é transformado [...]. Não é bastante estar esperando com a igreja, ou mesmo dentro [dela]. Mera profissão nada mais é que disfarçada aparência que conduzirá à perdição”.

A parábola dos talentos revela a importância de servir a Deus com os dons que Ele nos dá por meio de Seu Espírito. Aquele que enterra seus talentos não usando-os para o avanço da missão evangelística, perderá todos os dons que recebera de Deus, inclusiva a vida; todavia aquele que os usar será grandemente recompensando, mesmo não possuindo muitos talentos.

A conclusão do sermão de Jesus revela que no fim, o teste não será uma prova intelectual ou que será passada uma fita métrica em volta da cabeça para medir quanto aprendeu sobre teologia; mas, será colocada “uma fita” para medir o coração, a fim de avaliar quanto cada pessoa amou. Afinal, no tempo do fim, o que importa não é quanto eu sei ou quanto eu fiz, mas “quanto” e “como” amei.

“Então, os ‘bodes’ serão conduzidos à condenação eterna, mas as ‘ovelhas’ à recompensa eterna” (v. 46).

Este capítulo revela como será a seleção de quem irá ao Céu de quem não irá: Reflita! Reavive-se! / Heber Toth Armí

Imagens do Google 
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:

Nenhum comentário:

Cordão azul

  Devocional Diário Cordão azul Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das s...