domingo, 30 de novembro de 2014

Marcos 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí


Marcos 1

Pr. Heber Toth Armí

Ação, objetividade e dinamismo caracteriza, desde o primeiro capítulo, este evangelho. O primeiro versículo declara a mensagem central do livro, o qual é o menor dos quatro evangelhos:

“As boas novas acerca de Jesus Cristo – a Mensagem! – começam aqui...”. A finalidade do livro é obvia: evangelizar. Sem usar retórica e habilidade na escrita, o foco é elevar Jesus a todos. Temos muito a aprender de Marcos, principalmente como apresentar o poder de Jesus!

Escrevendo aos romanos, Marcos revela a operosidade mais do que a mensagem do Messias. Ele começou a mensagem mostrando-nos a essência do evangelho: Jesus Cristo. Sem Ele qualquer pregação não passa de discurso florido – com flores são de plásticos – sem vida e sem fragrância.

Já no primeiro capítulo, o evangelista expõe:
1. João, o precursor, prepara o caminho para o Messias e profetiza o batismo com o Espírito Santo (vs. 1-8);
2. Jesus é introduzido em Sua missão pelo poder de Deus e do Espirito Santo legitimando Sua verdadeira identidade (vs. 9-11);
3. O deserto foi a primeira atividade do Messias; ali, em meio aos animais selvagens e de Satanás, recebeu a proteção dos anjos (vs. 12-13);
4. Pregação, convocação de discípulos e conversão de pecadores aconteceram imediatamente (vs. 14-20);
5. Poder, restauração, curas, libertação, ensino, etc. aconteciam sucessivamente em diferentes lugares. Agitação, emoção, empolgação e dinamismo caracterizou as atividades de Cristo descritos por Marcos (vs. 21-45).

José e Maria, Belém, magos, pastores de ovelhas, nenhum deles foi mencionado por Marcos. Ele tem pressa. Ele não se apega aos detalhes. Ele começa com tanta ação e avança tão rapidamente que ao lermos ininterruptamente o primeiro capítulo, o concluiremos sem fôlego.

Não há genealogias, nem longos sermões de Jesus nos escritos de Marcos; além disso, ele é o que menos cita o Antigo Testamento; isso o torna mais dinâmico ainda. “Há uma vivacidade e uma energia em Marcos que fascina o leitor cristão e o faz almejar, a exemplo de seu bendito Senhor, servir de alguma forma”, declarou August Van Ryn.

Aplicações:
1. A vida cristã não é monótona, é dinâmica.
2. O estilo de vida do cristão é empolgante, não maçante.
3. Ação, entusiasmos e realizações caracterizam àqueles que verdadeiramente servem a Cristo.

Acompanhe Marcos e serás reavivado(a)!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...