quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Amós 5 Comentários

Lições de Vida

Amós 5
Pr. Heber Toth Armí

Como você está? Como vai a tua cidade? Como está a tua sociedade? E, tua igreja? Melhor dizendo, como está a tua religiosidade? Este capítulo nos ajuda a ver as coisas como Deus vê, a fim de alinharmos nossa vida com a Sua vontade.

Deste texto (sermão) de Amós, destaco quatro pontos:

1. A sociedade: Deus faz uma análise da sociedade de Amós, que, devido aos mesmos pecados, parece estar descrevendo a nossa realidade: Vocês fazem a justiça virar pó e arrastam a justiça na lama... Vocês atropelam os pobres sem dó nem piedade e tiram o pão da boca deles. A justiça é uma causa perdida. O mal virou epidemia. Cidadãos decentes levantam os braços em desespero. O protesto e a censura são inúteis...

2. A religiosidade: Deus diz: “Não suporto os encontros religiosos de vocês. Estou cheio de seus congressos e convenções. Não me interessam seus projetos religiosos, seus lemas e alvos presunçosos. Estou enojado das suas estratégias para levantar fundos... Não suporto mais sua barulhenta música de culto ao ego. Quando foi a última vez que vocês cantaram para mim?...”

3. O juízo: As atitudes que ofendem a Deus atraem juízos: “Ai daqueles que anseiam pelo dia do julgamento do Eterno! Por que vocês iriam querer ver o Eterno e desejar a vinda dele?... Quando o Eterno vier, a realidade será dura: nada de fantasia – uma nuvem negra, sem borda prateada”.

4. O apelo: Deus convida veementemente dizendo: “Busquem-me e vivam”. O profeta apela: “Portanto, busquem o Eterno e vivam! Vocês não querem acabar sem ter nada para apresentar na vida além de um monte de cinzas e uma casa em ruínas, querem?... Busquem o bem, não o mal – e vivam! Vocês falam do Eterno... como se Ele fosse seu melhor amigo. Então, vivam de acordo com isso... Odeiem o mal e amem o bem, e ponham isso em prática, à vista de todos...”.

Deus não tolera a mornidão espiritual. Ele não suporta a hipocrisia. Não é dEle a religião que não produz transformação de vida. Reavivamento e reforma jamais deve ser vistos como um programa que vem e logo passa na vida do cristão.

Deus quer integridade, santidade e equidade. Deus quer cristãos de verdade! Será que somos? Heber Toth Armí

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...