segunda-feira, 4 de agosto de 2014

As Nações O conhecerão- Ezequiel 38

As Nações conhecerão a Deus
Comentários:  Pr. Heber Toth Armí

Segundo o Comentário Bíblico Africano há, na sequência, sete oráculos/profecias contra Gogue, dos quais, quatro estão no capítulo em questão e três no capítulo seguinte (que será analisado amanhã). Os quatro oráculos proféticos são:

Primeiro oráculo (vs. 3-9);
Segundo oráculo (vs. 10-13);
Terceiro oráculo (vs. 14-16);
Quarto oráculo (vs. 17-22).

Os versículos 1 e 2 introduzem a série dos sete oráculos. O versículo 23 encerra o capítulo: “Mostrarei a você como sou grande e como sou santo. Eu me tornarei conhecido em todo o mundo. Então, você perceberá que eu sou Deus” (AM).

Este versículo me faz crer que o foco não deve ser discutir ou descobrir quem é Gogue, e/ou onde é Magogue; mas, quem é Deus. As palavras do capítulo são palavras de Deus nos lábios do profeta Ezequiel. É Deus falando aos israelitas do passado e aos crentes do presente quem Ele é. Ele quer que O conheçamos. Portanto, não perca o foco com assuntos supérfluos do capítulo!

O próprio Deus está se revelando, se apresentando. Logo no início o texto é claro, “Deus fará Gogue e seus aliados reunirem um exército” (William MacDonald). Deus desperta os inimigos, depois Ele mesmo os destrói. Os povos ímpios, imorais e perversos intentam atacar o povo de Deus, todavia, Deus mesmo opõe-se aos inimigos. Deus é Soberano, Ele age: Ele está no controle!

No capítulo, a frase “Assim diz o Senhor” repete quatro vezes (vs. 3. 10, 14 e 17). Além de Deus saber o que o povos pensam, fazem e sentem, Ele é Quem leva os exércitos inimigos “à terra onde seu povo restaurado vive em paz e tranquilidade (v. 8)”. Perceba que “Gogue subirá contra Israel, mas em última análise, a iniciativa será de Deus (v. 16)... A vitória que Gogue imagina ter conquistado para si mesmo, o Senhor transforma em oportunidade de ser glorificado” (Comentário Bíblico Africano). Por fim, ao julgar e abater inimigos, Deus será conhecido universalmente (vs. 18-22).

“No tempo certo... as nações me conhecerão... perceberão que mostrarei minha santidade” – diz o Senhor (v. 16). Deus quer se fazer conhecido, pois desse conhecimento depende nossa salvação. Ele é a nossa solução diante do pecado e da morte. Conheça-O, antes que seja tarde demais! Aproxima-te dEle agora mesmo!
(adaptado)

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...