quarta-feira, 12 de março de 2014

Orgulho-.Isaías 16:5


Meditação Diária

Orgulho

Porque o trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça.Isaías 16:5


A mensagem de Isaías 16 é destinada a uma nação orgulhosa: Moabe. O verso 6 declara: “Ouvimos falar do orgulho dos moabitas; sabemos que eles são um povo vaidoso e cheios de si, arrogante e convencido. Mas eles não têm nada do que se orgulhar”.

 Assim, o orgulho é complemento da ignorância. Pessoas se orgulham do nada, vaidade é a realidade do coração vazio, aparentam ser o que não são.

Chegará o tempo em que elas se decepcionarão consigo mesmas. O verso 7 revela: “Por isso [por causa do orgulho], os moabitas vão chorar; todos eles vão gritar de tristeza quando lembrarem dos bolos de passas que costumavam oferecer ao ídolos...”. Se as pessoas soubessem o ridículo que é ser orgulhosa perante quem as conhece, por orgulho seriam humildes. 

Ser orgulhoso é ser ridículo, primeiro que se orgulhar de estar cheio de si, mas está totalmente vazio de Deus. Cheios de si é uma forma de esconder o vazio, a angústia e a insatisfação do coração. 

Humilhar aos outros traz um sentimento de superioridade a quem não é nada, mas esse sentimento é ilusório. Buscar religião ilusória é o caminho para muitos corações vazios, mas nada resolve (v. 12). 

Só Jesus pode satisfazer um coração vazio, mas nenhum orgulhoso se dispõe a entregar-se a Ele; a menos que abra mão do entulho do orgulho e se humilhe diante de Deus.

O povo de Deus, por mais que tenha sido humilhado pelas mãos de orgulhosos como os moabitas, deve demonstrar misericórdia, pois a situação desesperadora dos orgulhosos é como a de pássaros lançados fora do ninho (Isaías 16). 

Em vez de vingar-se, é necessário ajudar apresentando o evangelho, levando esperança e mostrando que a única segurança está em Jesus (vs. 2-4). Deus pode reverter qualquer situação, por pior que seja (vs. 8-14). 

Os orgulhosos pensam que todos têm de mudar para o mundo melhorar, inclusive Deus, mas eles nunca. Jesus é o Salvador do mundo, para isso Ele morreu na cruz, mas só se salva quem permitir que Ele assuma o trono do coração (v. 5). 

Ele deve ser Senhor de tudo: do tempo, do espaço, do intelecto, dos recursos e do corpo. Deixe o eu de lado e coloque Deus no centro de tua alma e terás verdadeira satisfação. 

Fale com Deus através de uma sincera e singela oração: “Justo e verdadeiro Deus, além de ser o Senhor do Universo quero que sejas o Senhor de minha vida. Tenho sido muito orgulhoso em não permitir que o Senhor me ajude e tenho sofrido muito e levado a muitos a sofrerem por isso, mas humildemente me submeto ao teu Filho Jesus Cristo e peço perdão de todo o meu coração. Me inclino, me rendo, me entrego a fim de que restaures o que o pecado do orgulho tem causado em minha vida. Amém!”.

Nenhum comentário:

Dor de coração

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/dor-de-coracao/ Dor de coração O cetro não se ar...