sábado, 10 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 14:06


Não o Que, mas Quem

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6, NVI.

Em oito frases dramáticas, todas encontradas no Evangelho de João, Jesus coloca-se como o centro do Cristianismo. A religião deixa de ser "o quê" e torna-se "quem".

"Eu sou o pão da vida" (João 6:48).
"Eu sou a luz do mundo" (João 8:12).
"Eu sou o bom pastor" (João 10:11).
"Eu sou a porta das ovelhas" (João 10:7).
"Eu sou o caminho" (João 14:6).
"Eu sou... a verdade" (v. 6).
"Eu sou... a vida" (v. 6).
"Eu sou a ressurreição e a vida" (João 11:25).

Essas afirmações não encontram paralelo entre as religiões do mundo. Enquanto outros professores e fundadores de religiões alegavam ser capazes de mostrar o caminho das trevas para a luz, do erro para a verdade, da morte para a vida, Jesus de Nazaré apresentou-se a si mesmo como o caminho, a verdade e a vida personificada.

Essas oito afirmações únicas, que seriam o cúmulo da arrogância, se não fossem verdadeiras, repousam sobre o fundamento de outra afirmação "eu sou" de Jesus. "Respondeu Jesus: ‘Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!’ " (João 8:58, NVI).

Não é de admirar, como nos informa João, que seus ouvintes tenham apanhado em pedras para matar a Jesus (versículo 59). O que Ele tinha dito era uma blasfêmia para eles: Ele havia se apropriado do nome mais sagrado de Deus no Antigo Testamento, o nome pessoal pelo qual Deus havia se revelado a Moisés na sarça ardente (Êxodo. 3:14), essa designação era tão reverenciado pelos judeus que os escribas a deixavam em branco em suas cópias, que por séculos os adoradores se recusavam a pronunciá-la em voz alta e faziam uma pausa silenciosa quando chegavam a ela na leitura da Escritura.

Ao se apropriar do nome de Yahweh, o EU SOU, aquele que eternamente possui existência própria, Jesus estava afirmando ser o Deus do Antigo Testamento, a fonte e o fundamento de tudo o que existe.

Então, Ele é o pão da vida – o sustentador de todos.
Ele é a luz do mundo – o revelador de tudo.
Ele é o bom pastor – o protetor de todos.
Ele é a porta das ovelhas – o facilitador de todos.
Ele é o caminho – o guia de todos.
Ele é a verdade – o Juiz de todos.
Ele é a vida – o renovador de todos.
Ele é a ressurreição – o Re-criador, assim como o Criador.

Hoje meu foco não está “no que” acredito, mas “em quem” acredito. Em Cristo Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Nele encontro força para cada prova, vitória para cada batalha. Meu alvo na vida é: "Quero conhecer Cristo" (Filipenses 3:10).

ORAÇÃO

Meu Deus, eu Te louvo por tudo que és e por tudo que Tens feito pela raça humana. Revela-Te a mim no dia de hoje. Amém.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Wodaabe

  Devocional Diário Wodaabe Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o ...