domingo, 31 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - João 20:31



Vida por meio dele

Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:31, NVI.

Hoje embarcamos em uma jornada emocionante. Ao longo deste mês e do próximo iremos viajar pelo Evangelho de João. À medida que caminhamos nas pegadas do Verbo que se fez carne, encontraremos tesouros espirituais por toda parte.

Este quarto Evangelho é extremamente simples. Alunos iniciantes em grego do Novo Testamento sempre começam por aqui, pois o vocabulário e a gramática são elementares. Mas a linguagem simples e direta comunica as mais profundas idéias de todas as Escrituras – o que nos lembra que a escrita não precisa ser difícil de entender, para expressar grandes idéias.

Segundo a antiga tradição cristã, João escreveu este Evangelho depois dos demais. Ele deliberadamente evitou repetir o que Mateus, Marcos e Lucas haviam incluído, concentrando-se em comparativamente poucos incidentes da história de Jesus que esclarecem Sua mensagem e missão.

Se tivéssemos apenas os três primeiros Evangelhos, poderíamos concluir que o ministério de Jesus ficou restrito basicamente a Galiléia e durou apenas aproximadamente 18 meses. Mas João mostra que o trabalho do Salvador também abrangeu a Judéia e, como abarcou quatro Páscoas (João 2:13, 5:1, 6:4, 13:1), durou mais de três anos. Como resultado do Evangelho de João, obtemos uma melhor perspectiva do ministério do Salvador.

João quer que encontremos uma perspectiva mais importante, entretanto. Ele escreveu não apenas uma biografia sobre uma pessoa interessante, não apenas em homenagem ao seu amigo morto. Ele escreveu com um propósito: "Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome" (João 20:31).

Portanto este é o Evangelho da crença, o Evangelho da vida eterna. Os três evangelhos anteriores também foram projetados para levar-nos à fé e para manter-nos na fé, mas em João o material e o apelo são mais poderosos.

Então venha comigo, caro leitor, nesta jornada das jornadas.

ORAÇÃO

Senhor da Vida, hoje e nos próximos dias, ajuda-me a separar tempo para conhecer melhor ao Deus que se tornou carne a fim de me ajudar.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...